sábado, 16 de abril de 2016

Lagos e Vulcões 2016 - Puerto Montt

(09/02) Ainda tô no ritmo de viagem e acordando bem cedo pros padrões chilenos.... Como o café da manhã do hotel só começava as 7:15, fiquei mais um tempo na cama. Pela manhã cuidei de embalar a bike. Ainda passei uma água com mangueira nela porque estava muito suja!

 (banho tomado, mas sem lavar atrás da orelha)
 (pronta para embarcar. Dica: leve uma cordinha de nylon para fazer a alça!)

Mais tarde fui dar uma volta na cidade e andar pela "costanera" (beira mar). Sem grandes atrativos, mas o curioso é que venta bastante e o mar é meio agitado, apesar de ser protegido em uma baía, então não é tão "Pacífico" assim :-). Parei para tirar fotos na escultura "sentados de frente para o mar" que tem uma história que é mais interessante do que a escultura em si. Parece que é baseada em uma música de mesmo nome de uma banda que nem é chilena, e alguém teve a ideia de fazer a escultura. A principio os moradores não gostaram, mas acabou se tornando um ponto turístico em uma cidade que carece disso!

 (Costanera)
 (ha!! uma velha conhecida! Começa aqui!)

 (sentados de frente pro mar!)

Andei mais um pouco e cheguei até o museu que estava fechado (abria 14:30), mas como estava perto disso dei umas voltas e esperei abrir. Interessante mas pequeno, então em meia hora já tinha visto tudo. Não quis andar até o tal mercado de frutos do mar (Angelmo), apesar do Tui e a Mariah terem recomendado, já que passaram por ele dois dias atrás. Aliás... deu algum enrosco com o vôo deles no dia anterior, mas eles chegaram bem em Curitiba. Dei uma passadinha no Mall Costanera, mas é um shopping como outro qualquer, e tava cheio... Voltei pro hotel e com a ajuda da mulher da recepção marquei um taxi para me levar pro aeroporto no dia seguinte. Arrumei o resto das coisas e fiquei o fimzinho do dia de bobeira.

 (tsunami?! Sim... parece que não é incomum por aqui. Esse "pacífico" é só de nome!)

 (já dentro do museu!)
 (o que seria da colonização sem Coca-Cola? :-) )
 (interessante! A exposição faz uma relação entre o mito do Cíclope...)
 (... e antigos crânios, que são desse tipo aí embaixo...)
 (mamute/elefante)
 (antes da ortlieb havia isso...)
 (praça no centro de Puerto Montt)
 (mais arquitetura local!)

(10/02) Na manhã seguinte, dia do retorno e na hora combinada, o taxi estilo van chegou e acomodamos a bike. No aeroporto o atendente queria cobrar excesso de peso, mas repeti para ele o que a moça da TAM havia me dito: “que a passagem Flex me dava 10kg a mais de franquia” e a desculpa colou! Sem pagamento a mais dessa vez :-). Tudo certo em Santiago também e ninguém deu muita bola para a tal declaração de entradas de bens temporária, acabei entregando no que parecia ser uma aduana, mas não tenho certeza :-). Tive tempo de almoçar no aeroporto e ainda responder a uma longa entrevista para uma pessoa da secretaria de turismo lá. Em Guarulhos o tempo estava mais apertado e tinha que andar um monte então passei praticamente direto pelo free shopping. Na PF me colocaram no “canal vermelho”, por conta do volume da bike, mas não despertei muito a atenção do pessoal da aduana que estava conversando perto do raio-x. Me fizeram passar as coisas por ele, mas foi só. E por fim fui para aquele terminal que parece uma rodoviária, para o último voo para Curitiba. Parece que  rola algum tipo de boicote com Curitiba… sem “finger” para embarcar para essas bandas, vai de busão mesmo! Em Curitiba a Gleyce estava me esperando no aeroporto. Enfim "home sweet home"!




Um comentário:

  1. ... e todos viveram felizes esperando a proxima ciclovida! Obrigada por compartilar esta linda aventura!

    ResponderExcluir