terça-feira, 12 de abril de 2016

Lagos e Vulcões 2016 - Panguipulli a Bahia Coique

(05/02) Acordar cedo nem sempre é bom negócio por aqui pois acabo tendo que esperar o sol aparecer para a temperatura ficar suportável e para secar a barraca. Havia esquecido de comprar pão então o café foi só com biscoito. O dia prometia ser mais longo e sem muitos atrativos, então procurei agilizar para sair logo. Fiz uma paradinha no centro para comprar o pão que eu havia esquecido, e para uma foto no centro da cidade.

 (pronto para sair do camping)
(pracinha de Panguipulli)

Segui em direção a Los Lagos por uma estrada bem "ondulada", nada muito inclinado, mas com um sobe e desce constante. Nas proximidades de Los Lagos peguei outra rodovia em direção a Futrono. Olhando no mapa, esse caminho faz um grande desvio que poderia ser evitado se houvesse alguma forma de seguir pelo lago Rinihue, talvez na localidade de El Desague, mas não achei nada que indicasse que isso seria possível, então resolvi ficar na certeza e seguir a rodovia. Logo no começo do caminho para Futrono passei em frente a cervejaria que o pessoal do queropedalar havia falado, mas estava fechada :-(. O jeito foi seguir em frente. A estrada virou um falso plano (parecia plano mas o GPS indicava um pequeno ganho de altura) e com retas longas e chatas.

 (passarela para lugar nenhum, mas bacana :-) )

Já tinha passado a hora do almoço quando finalmente achei um bar-restaurante, mas que não tinha comida... era só bar! O atendente me informou que eu haveria outro restaurante mais adiante e disse que "de bicicleta deve dar meia hora". Claro que não acreditei, e "o mais adiante" era 20km pra frente, o que com bike carregada dá bem mais de meia hora.  Mas tudo bem... Cheguei na localidade de "Montuela" e consegui comer: Pollo com papas fritas e refrigerante esquisito tipo "fanta cereja"! Comer deu uma boa levantada na moral! Aproveitei para comprar mais algumas coisinhas no mercadinho da localidade e segui para Bahia Coique.

 (Montuela)
 (rango!!! E o refri "tipo" cereja)

Na chegada tomei um susto! Não havia vagas no camping, e o camping seguinte, em Puerto Novo, parecia estar fechado, segundo me falaram! Mas acabei conseguindo uma vaga na condição de sair até as 10h no dia seguinte. A estrutura deste camping era diferente e "chic"! Cada sítio tem sua casinha com mesa e luz, e a chave para um banheiro privado na construção onde ficam os banheiros! Como tudo que é bom demais para ser verdade normalmente não é mesmo, o chuveiro tinha torneira de água quente, mas o que saia não era agua quente :(. Posso ter dado azar e ter disputado a água com mais gente. O curioso é que o local é um balneário, tipo uma Caiobá de chilenos... Eles vem para a praia do lago em vez de ir pro Pacífico.


 (chegando a Bahia Coique)
 (meu sítio!)
 (essa era a "praia")

Lembram da história do abrido de latas? Pois bem.. A noite fui abrir uma lata de atum e tentar descobrir como funciona o abridor chinês. Estava indo bem até ele escapar e abrir um talho no meu polegar. Do tipo sair andando e pingando sangue pelo caminho! Sorte que o camping tinha primeiros socorros e consegui esparadrapo, gazes e soro pra limpar. Não foi profundo mas foi grande... Saco vou ter que fazer as coisas com a mão esquerda!

 (esse é o canivete assassino. Fica a dica: isso *não* é um abridor de latas!)

Resumo do dia: 104km, 821m de altimetria e quase um dedo a menos! Track aqui.

4 comentários:

  1. Tenho um canivete desses e já me lasquei com ele também rsrsrsrs
    Como sempre um ótimo relato! Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Canivete para canhotos?
    Mas... vai... o visual é fantastico! :)

    ResponderExcluir
  3. canivetes suicos nao falham ! MacGyver .............

    ResponderExcluir
  4. Tenho esse canivete sino-suiço e comprei justamente por ter um abridor de latas. Bom saber.

    ResponderExcluir