quinta-feira, 14 de abril de 2016

Lagos e Vulcões 2016 - Bahia Coique a Entre Lagos

(06/02) Apesar do talho no polegar, eu dormi bem e acordei cedo. Deu para tirar umas fotos legais do nascer do sol. Conforme o prometido saí antes das 10h e preparado para mais um pedal "3d" (isto é, > 100km). A primeira parte do trecho de hoje foi margeando o lago Ranco e rendeu.



 (lago Ranco)
 (lago Ranco)

Cheguei em Puerto Lapi e apesar da nova ponte estar quase pronta, a travessia ainda é feita de balsa e ela é, curiosamente, movida a "corda": os balseiros seguram uma corda e andam pelo convés fazendo a balsa navegar. Bacana :-). Logo após a balsa peguei um asfalto novinho e estava rendendo, mas o GPS apitou e me colocou num rípio... Curto, e depois asfalto de novo e depois outro rípio até chegar a uma pequena localidade com um mercadinho onde parei para um lanche. Parece que as rodovias fazem a ligação "horizontal" entra a Ruta 5 e os lagos, já as "transversais" são rípio, então para ir de um lago para outro fica nessa coisa...


 (esse cabo de aço é para a correnteza não levar a balsa)
 (e essa corda para impulsionar a balsa)

Saindo de lá peguei um asfalto jóia com direito até a ciclovia! Mas de novo o GPS me jogou no rípio e dessa vez num local sem saída pois terminava em uma porteira. Bom... a culpa mesmo foi do google maps, pois tinha traçado o trajeto por ele. Tive que voltar, mas ainda bem que foi pouco. Vi a placa para Entre Lagos indicando 43 km e pensei que seria fácil (aliás... nem sei mais porque eu penso esse tipo de coisa!). O problema é que depois de alguns km tem um trevo e te esperam 36km de rípio e nesse caso específico com um sol de lascar na cabeça. Parte chata... Retas compridas e sem graça!  A recompensa só vem aos 6km antes chegar na cidade: ver o vulcão Osorno novamente!  Mais um pouco pra frente dá pra ver o vulcão Puntiagudo também, muito legal!

 (logo ali... só mais uns 30km disso!)
 (episódio IV)
(mais um pouco de rípio!)
 (agora sim.. Osorno!)
 (e Puntiagudo)

Ao chegar na cidade um pequeno imprevisto: o camping que parecia legal estava lotado! Achei outro mais pra frente, mas mais simples. Mas tinha o básico: agua quente e wifi :). E o camping foi super barato: 2500 pesos! Peguei logo um lugar antes que chegasse mais gente, armei barraca e corri tomar banho. Deitei um pouco e depois acessei a internet. Saí pra jantar um "lomo a lo pobre" (conhecido no Brasil como "bife a cavalo") porque tava merecendo!  Uma pena que a cidade é voltada pro lago e não dá pra ver o Osorno!

 (Chegando em Entre Lagos)
 (acampamento montado)
(O que o "ângulo" não faz...)

Enquanto isso, tive notícias que o Tui e a Mariah conseguiram embarcar no ônibus para Puerto Montt. Embalaram as bikes com um plástico escuro e foi!

(as bikes foram disfarçadas de muamba!)

Resumo do dia: 101km com 750m de altimetria e um bocado de calor! Track aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário