domingo, 20 de novembro de 2016

Bikepacking Curitiba - Floripa (parte 1)

O bikepacking é um "estilo" de cicloturismo que mistura a bike com o "mochilar" (backpacking). A idéia é não utilizar os tradicionais alforges de maneira a permitir andar mais leve e fazer trilhas mais fechadas. Para entender melhor do que se trata, consulte o site que é referência nisso: Bikepacking.com.

Faz algum tempo que venho namorando com a ideia do bikepacking, e comecei a investir realmente na coisa. Elegi minha Surly Karate Monkey como bike oficial para isso e fui atrás de bolsa de selim/quadro/guidão. Tive a oportunidade de conhecer o Luciano da Aresta Equipamentos e vi os produtos dele. Não me animei muito com o suporte de guidão, pois achei que haviam soluções melhores e consegui com a ajuda de um amigo importar um Harness da Revelatedesigns (uma das empresas pioneiras nessa coisa). Já a bolsa de quadro e selim da Aresta me pareceram que não deviam nada pros importados e com uma vantagem a mais que seria a possibilidade de "customizar" para o tamanho da minha bike. Isso foi um pouco um "desafio" pois a combinação de rodas 29" com o meu "fit", não era favorável, pois havia pouco espaço entre guidão e roda dianteira, e selim e roda traseira. Se fosse uma 26", ou se eu tivesse mais de 1,80 de altura seria mais fácil :-). O setup final ficou assim:



O harness da revelatedesigns é muito bom! O esquema de espaçador que ele tem para evitar que enrosque os cabos de freio/cambio funciona bem, e o sistema de ajuste das tiras é muito bom também. Levei a barraca + footprint + isolante térmico em um saco estanque de 12L. Tem espaço para mais coisa, mas a proximidade com o pneu é que foi o limitante. Não sacode e praticamente não interfere com a pilotagem.

Bolsa de quadro da Aresta: Funciona bem, e tem alguns pequenos detalhes que eu curti, como a possibilidade de escolher em que lado você quer o ziper, ganchinho para chaves, bolso interno e refletivo. Não tomei o cuidado de passar um contact no quadro, então ficou algumas marquinhas, nada demais... Nessa bolsa foram as ferramentas, panela/fogareiro e itens de higiene. Procurei deixar o mais pesado aí.

Bolsa de selim da Aresta: esse era o item mais crítico com relação ao tamanho. Pela descrição de outras bolsas, não havia espaço suficiente, mas o Luciano disse que daria, e de fato deu :-). A bolsa tem um sistema de fitas com o qual vc consegue dar uma "espremida" nela. Levei nela o saco de dormir, liner, chinelo, e algumas poucas roupas. Em alguns momentos usei o sistema de tiras/elásticos para carregar uma garrafinha de suco ou saco plástico do lado de fora. Precisei ir experimentando ao longo do caminho o melhor ajuste, mas de uma maneira geral funcionou bem. Ao olhar pra trás enquanto pedalava dava pra ver que ela balançava bem lateralmente, mas não dava para sentir na pilotagem. Aprovado também.



(essa é do fim da viagem :) )

A água, roupas e eletrônicos foram na mochila. Infelizmente não teve como escapar disso. Usei uma mochila de 18L de propósito porque se usasse uma maior eu ia acabar levando mais coisa! Acabou que mesmo assim ainda levei roupa a mais do que precisei, principalmente porque o frio que eu esperava não veio.

Ficou bem pouco espaço para comida, então se eu estivesse em uma viagem daquelas do tipo 5 dias sem ver civilização, não ia dar... dá para cortar algumas coisas que acabei não usando, mas talvez ainda precise de mais algumas bolsinhas.

Para testar todo esse equipamento fiz uma viagem de teste entre Curitiba e Florianópolis a qual descrevo no próximo post. Nem se compara com os roteiros incríveis lá do bikepacking.com e é uma pena que não tenhamos nada parecido aqui perto :-(. Temos muito que aprender com os americanos quando se fala em sistemas de trilhas que sejam pedaláveis.

7 comentários:

  1. Tirando o som alto do vizinho deve ter sido uma aventura fantastica !Infelizmente no Brasil,respeito nao existe !por aqui som alto pode dar cadeia ! Filho tente instalar se possivel uma camera no capacete !As paisagens deve ser incriveis ! Parabens !para voce e sua "magrela"

    ResponderExcluir
  2. Oi, descori o blog hoje e já venho perguntando... qual é a sua barraca?

    ResponderExcluir
  3. Oi, nessa viagem eu to usando uma Big Agnes modelo Copper Spur ul2.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Christian ! Sou marinheiro de primeira viagem em Bikepacking e estou interessado na compra da bolsa de selim da Aresta, ela é estanque para água? Com relação a fixação ela fica bem firme ? Balança a ponto de incomodar ?
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  5. Ela é de cordura, então não é estanque. Resiste um pouco a água mas não é impermeável. Ela balança sim, mas pelo menos pra mim não incomoda não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela ajuda, no caso da estanquiedade seria interessante se colocass as ropuas em.um dry sack (sea to sumit) e assim utilizá-lo dentro desta bolsa ?
      Outra pergunta ela é resistente? Vale a pena o investimento?
      Mais uma vez obrigado

      Excluir
    2. Sim, tem que usar saco estanque, ou saco plástico mesmo! Ela é resistente sim. Se vale o investimento? possivelmente. Vc pode dar uma olhada na bolsa da Specialized. Ela é impermeavel, mas é beeem mais cara.

      Excluir