sábado, 12 de março de 2016

Lagos e Vulcões 2016 - Puerto Varas a Ensenada

(22/01) O primeiro pedal mesmo iria ser uma preparação para um dos pontos altos da viagem que seria o “Cruce Andino”, o qual iniciaríamos no dia seguinte. Como o local onde pegaríamos o primeiro barco não era tão distante assim, teríamos um dia “fácil” pela frente então levantamos sem muita pressa e arrumamos as bikes para o início da viagem.

 (Hostel Central, Puerto Varas)

Fizemos uma pequena parada na padaria e seguimos para a loja do “Touris Tour” para compramos as passagens. O “Cruce Andino” é uma espécie de travessia que alterna ônibus e barco, de Puerto Varas a Bariloche (ou o contrário :-) ). Já tinha ouvido falar bastante sobre ele, mas o preço não ajuda muito porque normalmente custa 280 dólares! No entanto ao planejar a viagem, descobrimos que existe uma tarifa especial para ciclistas, que inclui só os barcos e custa “apenas” 98 dólares! Ao comprar as passagens tivemos a oportunidade de tirar algumas dúvidas e confirmar algumas suspeitas. Até é possível fazer o cruce em um dia, mas normalmente isso só é possível se fizer no sentido Bariloche -> Puerto Varas, por conta dos horários dos barcos, e porque nesse sentido a altimetria é mais favorável, já que Bariloche está situada a uns 800ms acima do mar e Puerto Varas a apenas 60m. Nos informaram também que poderíamos acampar em frente a uma estação dos Carabineiros, onde ficaríamos próximos de uma grande subida até a fronteira com a Argentina, e que segundo o vendedor era impossível subir tudo pedalando (ok, desafio aceito :-) ).

Com as passagens compradas, o próximo passo seria comprar comida para os próximos dias. Achamos um mercado legal no caminho e estocamos o suficiente para uns 3 dias. 

 (na saída de Puerto Varas)

 (parada para compras)

Seguimos viagem contornando o lago “Llanquihue”, que segundo o wikipedia é o segundo maior do Chile e o terceiro da América do Sul. Eu já tinha passado por esse caminho em uma outra viagem, mas de carro alugado, e na época a rodovia ainda estava em obras. Fizeram um bom trabalho e ainda incluíram uma ciclovia! Então seguimos admirando o lago e o vulcão Osorno ao fundo.


 (paradinha pro lanche)

O tempo estava ótimo e fazia até um bocado de calor. Paramos em um lugar bem legal para um lanche e um descanso e pudemos apreciar um pouco das famosas tortas locais. Experimentei a de “murta” (acho que era isso… uma “*berrie” típica do sul do Chile) e estava muito boa!
Tínhamos alguma dúvida se acamparíamos na localidade de Ensenada ou se seguiríamos até o cais em Petrohue, mas ao ver o camping com lago e vista pro vulcão decidimos ficar em Ensenada mesmo! Aproveitamos o horário, ainda relativamente “cedo” para almoçamos na lanchonete do camping e montar com calma as barracas no nosso sítio. Ainda deu para curtir um pouco o lago - pra mim só olhar, porque não encaro aquela água gelada não!

 ("praia" do camping)

 (nosso "sítio")

A noite fizemos a nossa primeira tentativa de cozinhar um arroz com lentilhas, que ficou ok, mas ainda com bastante potencial para melhorar :-). O calor do dia e início da noite deu lugar a um bocado de frio durante a noite, mas estávamos preparados para isso.

 (pôr do sol no camping)

 (tô bem abastecido :-) )

Resumo do dia: 46km bem tranquilos! Track aqui.

3 comentários:

  1. Com 10 litros de chá dá para atravessar a América do Sul de ponta a ponta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só se for pra vc! Pra mim deu os 20 dias de viagem certinho. Se a viagem fosse mais longa ia precisar de mais :-)

      Excluir