quinta-feira, 17 de março de 2016

Lagos e Vulcões 2016 - Camping Espejo Chico a San Martin de Los Andes

(27/01) Choveu a noite inteira e ainda estava chovendo pela manhã, então tivemos que levantar acampamento com chuva mesmo. Tomamos café na "provedoria" (lanchonete)  do camping e aproveitei para perguntar para a dona se ele tinha notícias sobre o tempo. É... não era bom, o prognóstico é que ficaria assim por uns dois dias. Baseados nisso pensamos em alterar os planos e tentar chegar em San Martin de Los Andes em vez de acampar de novo pelo caminho.

 (saída com chuva)

Antes de sair do camping conversei com uma ciclista argentina que também estava fazendo a rota, mas no sentido contrário ao nosso. Segundo ela, o nosso caminho seria mais fácil já que pegaríamos mais descidas (acabamos descobrindo que não era bem assim...). Saímos ainda com um pouco de chuva, mas aos poucos a chuva foi passando. De fato a rota dos Siete Lagos é muito bonita, pena que o tempo estragou um pouco as fotos!
 (Lago Correntoso)


Seguimos de lago em lago. Passamos pelo Lago Traful e após ele pegamos uma boa subida. Bem inclinada, mas felizmente não muito grande. O lago seguinte foi o Lago Falkner e vimos dois campings: um "público" mas sem infraestrutura e outro mais a frente particular, e que parecia ter boas instalações, água quente, etc. Teria sido uma boa opção de parada, mas ainda era muito cedo. Seguimos com destino ao Lago Hermoso e lá tomaríamos a decisão de seguir ou ficar.



 (cicloturista vai, cicloturista vem)
(Lago Villarino)
(Lago Falkner)

Na entrada para o Lago Hermoso havia uma lanchonete e paramos lá para um sanduichão. Acabamos decidindo por seguir até San Martin e tirar um dia descanso lá, então voltamos para a estrada. Após o Lago Machonico (sim, o nome é esse mesmo :-) ) pegamos mais subidas, e nada das prometidas descidas! Mais alguns kms e chegamos a entrada do monte Chapelco, e aí sim, uma placa indicava 15km até San Martin e pudemos ver a tão prometida descida! Colocamos mais casacos/corta vento e curtimos a descida.


 ("Se quiser a senha, tome algo", ok... justo!)
 (Lago Escondido. Literalmente!)
(Lago Machonico)

A chegada a San Martin é muito bonita. A cidade fica no fundo do lago, e a estrada de acesso é como uma rampa ao lado de um penhasco. E para ajudar tinha até um solzinho! Ao chegar na cidade começamos a busca por um local para ficar e tivemos que rodar um bocado, pois ou não tinha vaga ou era caro demais. No final, acabamos chutando o balde e escolhendo uma cabana muito legal, obviamente cara, mas com tudo que tinha direito (lareira, dois banheiros, cozinha equipada, etc... um "luxo"!). Fomos ao mercado na esperança de comprar carne e demais ingredientes para fazer uma janta, mas o mercado estava fechando e a parte de açougue não tinha mais nada. Acabamos voltando a um local legal que havíamos visto no caminho e comprando empanadas para a janta! Várias opções e muito gostosas! Para acompanhar uma cervejinha :-). Por conta do dia mais longo, não rolou muita conversa depois da janta não e apagamos rapidinho.

(agora sim, desce!)
 (Lago Lácar)
 (Lago Lácar, San Martin de Los Andes ao fundo)
(sim, temos enpanadas!)

Resumo do dia: 1200m de altimetria, 92km. Track aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário