sábado, 13 de outubro de 2012

Serras do Sul - Dia02 - Campo Alegre / Blumenau

Durante a noite achei que o tempo iria virar, e pela manhã havia uma neblina bem forte, o que na verdade poderia ser um bom sinal, porque se funcionasse como em Curitiba, era sinal de sol mais tarde. Café da manhã bacana no hotel, e sai para encontrar o Mr. "O2" Heil, próximo ao centro de Campo Alegre (ou seja, 3 quadras do hotel :-) ). O Mr. Heil seria meu companheiro de viagem mais adiante, mas como ele mora em Joinville, resolveu subir a serra para fazer o trecho até Corupá comigo.
A saída de Campo Alegre é serra acima um pouco e depois serra abaixo um monte. Descemos por uma estrada bem legal que segue cruzando uma linha férrea. Esse trecho também faz parte do Circuito das Auracárias. Descemos sem muita pressa, e chegamos em Corupá próximo ao horário do almoço. Como era um domingo, e de baixa temporada pelo visto, estava tudo fechado na cidade, mas nos recomendaram um posto/restaurante na saída da cidade. De fato estava aberto e conseguimos almoçar bem.



Originalmente eu havia feito um track por estradas de chão até Jaraguá do Sul e de lá para Pomerode, mas como acabamos demorando na descida+almoço, acabamos optando por pegar o asfalto, e como bônus adicional eu teria a companhia do Mr Heil até Jaraguá. O trecho até Jaraguá foi meio tenso, porque a estrada não tem acostamento, e os motoristas não tem muito respeito. Mas o trecho foi curto então chegamos rápido em Jaraguá. Me despedi do Mr. Heil, e combinamos de manter contato. Ele começaria a viagem dele na quarta-feira e seguiria pelo litoral. Nos encontrariamos no domingo seguinte, e continuaríamos a viagem juntos.




De Jaraguá do Sul segui até Pomerode, seguindo o asfalto que eu já havia percorrido na "Rota da Cerveja". Dessa vez eu estava mais bem preparado para o "morrinho" no caminho :-). Chegando em Pomerode, fui direto pro "Schornstein", e curti uma Pale Ale e uma porção de linguicinha :-). Foi bom ter pego o asfalto pois agora teria tempo suficiente para chegar em Blumenau ainda com luz.




O asfalto de Pomerode até Blumenau está bem bom, com um bom acostamento e relativamente plano, então consegui manter uma média de velocidade mais alta. Mas a chegada em Blumenau é meio complicada, por causa do caminho (o GPS ajudou), e por causa do trânsito esquisito da cidade.

Em determinado momento entrando na cidade, parei em um sinaleiro fechado e enquanto observava uma velhinha atravessar, um idiota deu um freada brusca atrás de mim e ainda reclamou que eu não estava no canto da pista. Optei por ignorá-lo e segui o meu caminho. Da vez anterior tive essa mesma impressão de que Blumenau tem uma cultura de bicicleta forte (várias ciclovias e ciclocalçadas), mas um trânsito agressivo contra ciclistas... vai entender!

Para facilitar minha saída no dia seguinte, procurei um hotel próximo a Catedral/Centro. Durante a descida para Corupá, os freios vieram apitando, e eu não tinha pastilhas sobressalentes, então já procurei por bike-shops na chegada. Obviamente que iria ter que retornar na segunda de manhã, mas tudo bem. Depois de hospedado, saí para jantar e a opção mais simples foi o Shopping Center, o que não era algo que estava nos meus planos, mas não tive muita escolha.

Resumo do dia: 124km. Track aqui.

Um comentário:

  1. Pra quem não bebi cerveja até esses dias até que vc está se saindo bem...

    ResponderExcluir