domingo, 28 de outubro de 2012

Serras do Sul - Dia09 - Serra do Rio do Rastro

(23/09) Hoje dia de hoje seria outro dia especial pois finalmente eu passaria pela Serra do Rio do Rastro, e para completar, passaria duas vezes (!), já que eu desceria, encontraria meu colega de viagem em Guatá (onde começa a serra) e subiria com ele! Acordei cedo, arrumei minhas coisas, mas tive que sair sem café da manhã, já que ele só seria servidor a partir das 8h, e eu queria sair antes disso. O tempo amanheceu um pouco nublado, mas seco e sem previsão de chuva, apesar da frente fria que se deslocava em direção a região. Fiz o trecho entre Bom Jardim da Serra e o começo da descida dentro do tempo previsto, mas senti que as pernas não estavam na sua melhor forma. Parei no mirante para algumas fotos, que não ficaram lá essas coisas por causa das nuvens, mas nem me preocupei muito pois eu teria mais uma chance de fazê-las :-), além do mais não queria deixar o Mr. Heil esperando, e eu havia dito que chegaria por volta das 10h.

 (parece bom, mas não ficou sempre assim o tempo)
(quatis no mirante!)


Do mirante até Guatá, foram 50 minutos quase a maioria deste tempo descendo. Com os alforges e com a roda traseira um pouco empenada, preferi ser "cauteloso" (um eufemismo para medroso), então usei um bocado o freio. Encontrei o Mr. Heil na pousada que ele estava, e aproveitei para tomar um café da manhã por lá. Iniciamos a subida e as pernas voltaram ao "normal", elas precisam mesmo do café...  Vencemos a subida sem problemas, claro que parando bastante para as fotos e para tomar uma água. Se o tempo não colaborou com as fotos, pelo menos colaborou com os ciclistas, pois teria sido muito mais desgastante com um sol forte.






Fizemos uma pequena parada no mirante novamente e comemoramos o feito. Meu amigo tinha dúvidas se conseguiria, embora eu tivesse certeza que ele subiria tudo. Esse "gosto" por desafios de subidas é mesmo difícil de entender, mas não é de todo incomum entre os ciclistas :-). Saimos do mirante, e paramos em uma churrascaria alguns kms adiante, e fizemos uma merecida reposição de calorias e proteínas :-).

A Serra do Rio do Rastro possui iluminação, então deve ser um programa legal fazer a descida/subida durante a noite (no verão é claro!). hm... nota mental: colocar no "to do" subir/descer a serra de novo, e de speed :-).




 O destino final do dia foi a fazenda de um amigo do Mr. Heil, que gentilmente estendeu o convite para que eu também me hospedasse lá (obrigado mais uma vez Wilson!). A sede da fazenda é muito legal e muito confortável, e pudemos aproveitar o fato de termos chegado relativamente cedo para lavar algumas peças de roupa. Fomos recebido pelo casal que cuida da fazenda, os dois muito simpáticos. O sr. Anastácio, um típico gaúcho - bombacha, bota e lenço -  nos divirtiu bastante com os seus causos durante o delicioso jantar preparado pela Dona Tereza. Apesar de querer desfrutar de mais tempo da companhia de todos, os olhos estavam fechando, então nos retiramos e deitamos mais cedo. Durante a noite a temperatura caiu bastante, e as notícias da previsão do tempo eram de uma possibilidade de neve na região, mas a neve não veio... ficamos só com o frio mesmo!

Resumo do dia: 63km com 1700m de altimetria. Track aqui.

2 comentários:

  1. só quem subiu a serra carregado no pedal sabe a sensação de vitória que é, eheheheh baita viagem, Christian. dia 11 eu pego a estrada tb

    ResponderExcluir
  2. Este foi um dia de um grande desafio e superação para mim. Faltando poucos dias para transformar o motor em 6.3, vencer esta montanha foi uma bela experiência que só pode ser completada, com o incentivo e a paciência do amigo Lyra. Obg. Heil

    ResponderExcluir