quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Serras do Sul - Dia 0

Ao mesmo tempo que esse ano tem sido "ciclisticamente" muito bom, ele tem sido também de bastante trabalho. Então eu estava precisando dar um tempo para a cabeça e ainda tinha dias de férias de crédito. Parte deles usaria viajando com a esposa e uma parte sobraria para fazer algo de bike. Não podia ser algo muito longe/caro, e tinha que ter uma planejamento mais ou menos simples, pois eu teria pouco tempo para planejar tudo. Também não poderia contar com companhia.
Um velho destino veio em mente: o trio Corvo Branco, Morro da Igreja e Rio do Rastro. Legal... Mas tinha tempo para mais, então comecei a desenhar uma espécie de "desafio das serras", cuja idéia acabou tomando a dimensão de uma viagem de Curitiba até Porto Alegre (ou próximo de, já que Porto Alegre seria o ponto de retorno mais simples) subindo e descendo as serras que eu encontrasse pelo caminho.
Comecei a desenhar o roteiro com ajuda do tracksource+basecamp (mapas brasileiros e software de GPS da garmin), google maps, e do livro Blugrama. Ao postar um pedido de ajuda com o roteiro no Fórum do Pedal, acabei descobrindo que um amigo faria uma viagem um pouco parecida, mas saindo de Joinville. Trocamos uma série de emails e acabamos conseguindo ajustar nossas datas para que fizessemos parte da viagem juntos. Ele viria pelo litoral, enquanto eu estaria subindo e descendo serras, e nos encontrariamos para subir a Serra do Rio de Rastro. Sendo assim, eu faria metade da viagem sozinho e a outra metade acompanhado!
A viagem também seria perfeita para estreiar a Surly Troll em grande estilo. Repetindo algumas idéias que deram certo na última viagem, procurei fazer o meu planejamento sem muito "planejamento", ou seja, procurei não fazer um planejamento muito preciso e engessado. Então não reservei nada de pousadas, não comprei a passagem de volta, preparei alguns planos "B" mas deixei um certo espaço para o improviso :-). A única coisa que estava bem certinha eram os tracks de GPS, pois faria a viagem evitando as rodovias e utilizando estradas de terra (alguns tracks foram feitos seguindo planilhas e imagens de satélite!).
A organização dos alforges também foi feita meio que em cima da hora, então obviamente acabei levando mais coisas do que precisava. Pelo menos não faltou nada, o que foi bom considerando que eu voltei de viagem com a esposa numa quinta a noite, arrumei os alforges na sexta, e sábado pela manhã parti!
O roteiro ficou assim (* = pernoite):
Curitiba - Campo Alegre* - Corupá - Jaraguá do Sul - Pomerode - Blumenau* - Faxinal do Beppe - Apiúna* - Presidente Nereu - Vidal Ramos* - Alfredo Wagner - Anitápolis* - Santa Rosa de Lima - Serra do Corvo Branco - Rio Canoas* - Morro da Igreja - Urubici* - Bom Jardim da Serra* - Serra do Rio do Rastro - Bom Jardim da Serra* - São José dos Ausentes* - Cambará do Sul* - São Francisco de Paula - Canela* - Igrejinha - Porto Alegre
Claro que, como irei contar adiante, acabei não seguindo a risca o roteiro. Particularmente o fim dele era meio problemático pois as duas principais vias de acesso a Porto Alegre (BR-101 e BR-116) são perigosas para ciclistas.
No período pré-viagem foi curioso observar o espanto de algumas pessoas ao saber que eu faria boa parte da viagem sozinho: "você vai sozinho? mas como?". Confesso que eu mesmo acabei ficando um pouco ansioso, pois apesar de já ter feito alguns trechos longos de bike sozinho, vários dias ainda era uma novidade! Mas, apesar disso, era algo que eu realmente queria experimentar. Já havia lido vários relatos de gente que fez viagens bem maiores, e na maioria delas, sozinhas.

 (pronto para partida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário