domingo, 14 de outubro de 2012

Serras do Sul - Dia04 - Apiúna / Imbúia

O roteiro previsto para o dia de hoje tinha dois "probleminhas", o primeiro era que que eu teria que repetir um trecho do dia anterior e novamente deveria pedalar em uma região bem deserta, e o segundo é que seria um longo trecho de estrada de chão e eu tinha planos de ir um pouco além do que eu havia planejado inicialmente. Havia uma certa dúvida a respeito do track do dia seguinte, pois eu não tinha certeza se o track entre Alfredo Wagner e Anitápolis estava correto, então o quanto mais perto eu chegasse de Alfredo Wagner hoje, melhor! Levando em consideração tudo isso, optei por pegar o aslfato.



Fiz o primeiro trecho, entre Apiúna e Lontras, relativamente rápido. A "serrinha" no meio da caminho até que era tranquila. Passei por Lontras rapidamente pois a cidade não parecia ter muitos atrativos, e ainda era cedo para comer. Novamente estrada asfaltada entre Lontras e Presidente Nereu. A estrada estava tranquila e plana, mas o sol começou a castigar um pouco. Parei em uma vendinha para reabastecer e voltei pra estrada. Bom... no caminho tinha mais um "serrinha"! Essa sim padrão "Santa Catarina", ou seja, indo até a 800m de altura e bem inclinada. A essa altura o sol estava bem forte, ainda bem que eu tinha bastante água.

 (equipamento de treino)

(e esse nem era o trecho mais inclinado :-) )

Vencida a serra, a estrada desce até Presidente Nereu, onde eu consegui achar o que parecia ser o único restaurante aberto da cidade. O dia estava rendendo bem, então almocei sem pressa. O trecho até Vidal Ramos não está asfaltado, mas foi relativamente tranquilo... claro que tinha outra "serrinha" no meio do caminho, menor mas igualmente inclinada!




Nas imediações de Vidal Ramos existe uma fábrica de cimento da Votorantin, o que dá aquele contraste "Mad Max" à região. Em compensação, o trecho da fábrica até a cidade está asfaltado. A cidade de Vidal Ramos está localizada no fundo de um vale, e a estrada passa pela lateral desse vale, ou seja entre a cidade e a estrada tem um desnível de uns 50m (ou mais!). Desci até a cidade, procurei pelas confeitarias que eu havia visto na Internet, mas a especialidade delas parece ser mais os biscoitos amanteigados e não os doces :-(. Parei para fazer um lanche e planejar se eu ficaria por lá ou seguiria adiante. Ainda era o meio da tarde, então eu teria tempo para andar mais um pouco. Pensei em seguir até Leoberto Leal, mas conversando com o pessoal local, descobri que havia uma pequena cidade chamada Imbúia, que além de ser mais perto, me deixaria mais próximo de Alfredo Wagner (o primeiro destino do dia seguinte).




(filial?! :-) )

Animado com a possibilidade de tornar o dia seguinte mais fácil, saí em direção a Imbuía, que estava distante apenas uns 30km de Vidal Ramos. Começou a se tornar uma constante na viagem que os trechos que pareciam ser fáceis na verdade não o fossem... Claro que na saída de Vidal Ramos tinha uma "serrinha" (fui de novo até os 800m). A estrada estava sendo duplicada, então haviam máquinas na pista, trechos de acostamento ruim, e o tráfego de caminhões de cimento. Mas a essa altura (e que altura...) eu entrei no modo automático e segui até Imbuía.

 (saída de Vidal Ramos)


Cidade pequena novamente, uma única opção de hospedagem, e sem sinal de 3G! Mas com uma opção de alimentação boa e barata :-). Resolvido o trio lavar roupa, banho e janta fui deitar, pois o dia tinha sido pesado de novo!

Resumo do dia: 107km, 2250m de altimetria. Track aqui.

Um comentário: