terça-feira, 16 de outubro de 2012

Serras do Sul - Dia07 - Morro da Igreja

(21/9) Parece que quanto mais ao sul eu vou, mais instável fica o tempo. Em questão de horas muda tudo! Choveu durante a noite, e pela manhã o tempo estava fechado e com uma chuva leve. Levantei sem muita pressa, e já meio conformado com a possibilidade de que não iria pedalar hoje. Tomei café bem devagar e fiquei um bom tempo de papo com o dono do pousada. Ele havia feito o Audax de Florianópolis esse ano então é bem provavel que tenhamos cruzado por lá. Por fim, voltei pro quarto e deitei na cama para ler um pouco. Por volta das 11h o seu Chico me chama e diz que tem duas notícias: parou de chover e o pneu traseiro estava no chão! Resolvi aproveitar a oportunidade, então me preparei para sair, enchi o pneu e ele segurou o ar. Voltei no Luciano e pedi para ele verificar/remendar a camara. Fiz isso de pura preguiça de desmontar a roda, e sabia que ele teria as ferramentas para fazer o serviço sem desmontar nada e muito mais rápido do que eu! De novo ele não quis me cobrar nada!

Com tudo resolvido, parti em direção ao Morro da Igreja, que é um dos principais destinos turísticos da cidade, e o quinto mais alto do sul do país. Ele é considerado também o ponto habitado mais alto do sul, pois em seu cume existe uma base militar onde funciona o CINDACTA II (controle de tráfego aéreo). Apesar de não estar chovendo, ainda estava meio nublado, então era bem provável que eu não conseguisse ver muita coisa do cume, já que é muito comum ele ficar coberto pela neblina.

Como está tudo asfaltado, cheguei bem rápido na entrada para o morro e comecei a subida. Os 3 primeiros quilômetros são bem inclinados, e tem até placa avisando isso! Depois fica mais tranquilo e alcançar o cume é uma mera questão de marcha leve e um pouco de paciência :-). Fiz uma paradinha no meio do caminho para um lanchinho e continuei.




Quando cheguei ao cume, eu vi o que já esperava, ou seja, nada! Uma neblina bem forte não permitia enxergar mais do que uma dezena de metros a frente, e estava bastante frio também. Então só registrei que estive lá e me preparei para o downhill imenso pela frente. Aproveitei também para trocar de luvas, já que na descida os dedos congelam! Ao descer passei por um pessoal subindo de MTB e em ritmo de treino!







Voltei para Urubici e antes de ir para a pousada passei na administração do Parque São Joaquim para avisar que eu iria cruzar o parque no dia seguinte. O seu Chico tinha me orientado a avisar a administração! Aproveitei também para pegar algumas dicas do caminho. Como eu tinha ficado sem almoço fiz mais um lanche leve para aguentar até a janta e voltei para a pousada. A noite experimentei uma das especialidades da região, truta!

Resumo do dia: 63km e 1250m de altimetria. Track aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário