sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Serras do Sul - Dia 01 - Curitiba / Campo Alegre

O primeiro dia de viagem seria por um a caminho já conhecido, percorrido na viagem Rota da Cerveja. No entanto meio que na véspera resolvi apelar pro basecamp e deixar ele criar uma rota nova que não tivesse nenhum trecho de rodovias. O resultado parecia bem bom, e resolvi confiar no basecamp :-).
A saída de Curitiba foi debaixo de um pouco de neblina (bom sinal, boa chance do tempo abrir). Foi meio estranho percorrer a Marechal sozinho e de alforges, mas estava animado e o dia prometia. Após uns 20km de caminhos já bem conhecidos, alcancei as estradas de chão, e logo em seguida estava percorrendo novos caminhos. O trecho entre São José dos Pinhais e Tijucas da Sul foi uma agradável surpresa, com paisagens legais e a Serra do Mar ao fundo. Passei também pelo que pareciam ser plantações de camomila (pelo menos o cheiro era!). Em alguns trechos havia um certo tráfego de caminhões carregando o que parecia ser terra, e como o tempo estava seco isso levantava um bocado de pó.




Fiz um pequeno desvio em relação ao track original para entrar em Tijucas do Sul e almoçar. Repeti o restaurante da viagem anterior, pois era bonzinho e barato. Após o almoço, um bocado de sol e um pouquinho de aslfato até interceptar o track original. Mais paisagens legais, mas dessa vez com mais um bocado de subidas e descidas. No meio do trecho errei uma curva e acabei me afastando do caminho. Perguntei pra alguns moradores da região pela direção para Campo Alegre, mas o caminho indicado começou a virar um trilha, então desisti e acabei voltando até o ponto onde eu me afastei do track. Lição aprendida, manter-se no track original, e usar um zoom maior no GPS de modo a não ficar dúvidas onde dobrar.



A uns 20 km de Campo Alegre, passei por algumas placas que indicavam um circuito de cicloturismo conhecido como Circuito das Auracárias. Fiquei surpreso com a qualidade das placas, pois além do óbvio (simplesmente informar o caminho), utilizavam os simbolos iguais aos encontrados em planilhas de cicloturismo e distâncias. A região é bem legal também... vou adicionar o circuito na lista de "to do" :-).





Resolvi sair da terra e fazer os últimos 10km pelo asfalto mesmo, e assim cheguei em pouco tempo no hotel em Campo Alegre (também um velho conhecido da viagem anterior). Como o hotel tinha opção de janta, acabei ficando por lá mesmo, e me dei conta do quão pesado havia sido esse primeiro dia, e as pernas resolveram ameaçar uma caimbras. Talvez tenha sido efeito de um pouco de desidratação pois peguei bastante calor no caminho. Comparando o trecho que eu fiz com o do ano passado, acabei fazendo ele em mais tempo do que antes (para uma quilometragem bastante parecida), embora dessa vez tenha andado muito mais tempo em estradas de chão. Nota mental: diminuir um pouco a quilometragem off-road se quiser ficar acima dos 100km/dia.

Resumo do dia: 113km, ~1900m de altimetria. Track aqui.

2 comentários:

  1. Boa Lyra. Mais uma expedição daquelas. A propósito, muito legal o investimento feito no circuito das araucárias! Lendo e aguardando os próximos capítulos.

    ResponderExcluir