domingo, 19 de fevereiro de 2012

Expedição El Calafate - Ushuaia: Tolhuin - Ushuaia

Eu estava um pouco preocupado com o último trecho, pois teríamos que cruzar o finalzinho da cordilheira, e porque como estaríamos novamente pedalando no sentido leste-oeste estaríamos sujeito a um vento contra! No entanto o dono da pousada nos disse que não pegaríamos vento, e que todo o trecho até Ushuaia estava asfaltado, então o que parecia ser difícil ficou fácil :). Acordamos sem muita pressa então, arrumamos as coisas e fomos até a Panaderia La Union para tomar um café da manhã.


Pegamos a estrada e logo começamos a parar, mas dessa vez para as fotos, pois a paisagem começou a ficar muito bonita, a começar pelo Lago Fagnano, e em seguida o Lago Escondido e o Paso Garibaldi (a passagem pela cordilheira). A temperatura é que não ajudou muito, mas nada que um pouco mais de roupa não resolvesse. Ah sim, e pegamos um pouco de vento no primeiro trecho, nada preocupante, mas tava lá ele marcando presença. E assim fomos, deslumbrados pela paisagem e cumprimentando os diversos motociclistas que iam e viam. Antes de começar a subida da serra paramos para um lanche na beira da estrada, e 3km depois descobrimos um restaurante (maldita pressa..)! O restaurante/parada de ônibus era bem simpático e na ficava na beira de um laguinho, onde ficamos para mais uma coca/cerveja.

 (Lago Fagnano)


(Foto: Mildo Ari)




A subida da serra foi tranquila, e paramos diversas vezes para fotos. Já a  descida foi em velocidade :-), e terminamos em um vale comprido que terminaria na entrada da cidade. No meio do caminho fizemos mais uma parada em outro restaurante, mas dessa vez para um sanduíche. Nos últimos 20 kms a bike começou a ficar "pesada", sintoma do cansaço que até então tinha passado desapercebidos. A poucos kms da cidade encontramos um casal de cicloturistas viajando numa tandem. Era o primeiro dia de viagem deles, e estranhei o fato de terem saído tarde da cidade. Mas a surpresa mesmo foi descobrir que eles tinham sérios problemas de visão e mesmo assim estavam iniciando uma viagem de 18 meses até o Alaska!!! Vale a pena visitar o site deles e conhecer mais: http://twoblindtoride.org.







Enfim chegamos ao Ushuaia! Paramos na entrada da cidade para algumas fotos no portal, e seguimos para o centro da cidade. Nesse trecho precisamos dar mais uma reforçada na roupa, pois estava ainda mais frio, e o sol, apesar de ainda não ter se posto, mal servia para iluminar.




 (Foto: Daniel Czaikowski)
(Foto: Daniel Czaikowski)

A primeira impressão da cidade não foi boa... apinhada entre a montanha e o mar; com um trânsito movimentado; e com cara de cidade turística cara. A impressão ficou pior quando fomos procurar onde ficar. A tática de buscar alojamento de bicicleta e retornar ao ponto de encontro não funcionou. Então peguei um folheto que eu havia recebido que listava vários hotéis e pousadas da cidade, e fui procurar algum local onde pudéssemos fazer as devidas ligações telefônicas. Achamos uma loja de eletrônicos/lan house/telefonia, e com a ajuda do Rafael (que tá com o espanhol afinadíssimo) ligamos para vários lugares. Foram 37 tentativas, e nenhuma com vaga! 37!!! Até fui me informar se havia algum evento na cidade, mas não, isso é normal! O Rafael havia conseguido um albergue, que não parecia ser grandes coisas, mas era a única alternativa. No entanto, no caminho passamos num local que parecia ser legal, um pequeno "apart-hotel", e a dona nos ofereceu um apartamento que parecia ser bem legal: dois quartos, sala, cozinha e banheiro e por um preço razoável! Só tinha um problema, só teria estaria vago no dia seguinte! No entanto ela ligou para outro lugar e conseguiu um outro apart para nós para aquela noite. Então resolvemos nosso problema de hospedagem, ficaríamos essa noite no "outro" apart e as duas noites seguintes "nesse" apart :-).


 (Foto: Mildo Ari)
(Foto: Rafael Gassner)

Ah sim... um detalhe sobre Ushuaia: a cidade fica entre a água e a montanha. Então praticamente apenas as duas primeiras ruas paralelas ao mar ficam próximas ao nível do mar, e para chegar nas outras vc tem que subir (e como).

Resumo do dia: 104km. Track aqui.

Um comentário: