sábado, 11 de fevereiro de 2012

Expedição El Calafate - Ushuaia: San Sebastian - Rio Grande

Hoje o dia prometia ser relativamente tranquilo: uns 95km, e sem vento contra (lateral talvez), então levantamos e tomamos café da manhã sem muita pressa. A passagem pelas aduanas foi bem tranquila, e pudemos, de novo, verificar como é mais simples atravessar de bicicleta :-). Assim como na outra fronteira, o trecho entre os dois países é de rípio, como se nenhum dos dois países estivesse a fim de investir no asfalto. Já do lado Argentino paramos num posto/loja de conveniências para as compras do dia. Logo em frente ficava uma "ACA" hosteria indicada no GPS (obs: ACA = Automóvel Clube da Argentina), mas estava fechada! Ainda bem que no dia anterior haviámos decidido ficar no Chile!

(Aduana Chilena)
(Foto: Daniel Czaikowski)
(De volta à Argentina)
A estrada até Rio Grande é asfaltada, plana, e o vento ajudou, então fechamos o trecho com uma média de quase 25km/h! A vegetação continua rasteira, mas pelo menos em alguns pontos dava pra ver o mar, então isso aliava um pouco aquela sensação de estar pedalando no meio do nada :).  No caminho paramos em um santuário para o "Gauchito Gil" que é uma espécie de herói/santo popular da região.





(Foto: Rafael Gassner)

Ao chegar em Rio Grande procuramos o centro de informações e lá nos ajudaram a conseguir hospedagem (acabamos num hotel bem ruinzinho...). A cidade é ponto de parada para quem vai ao Ushuaia, e foi também, durante a guerra das Malvinas, o ponto de partida da força militar argentina, então haviam várias referências às Malvinas como placas e monumentos. Embora sem maiores atrativos (pra gente pelo menos), a cidade é relativamente grande, e havia uma loja da Aerolineas argentinas, então aproveitamos para comprar as passagens de volta, quer dizer... a passagem de Ushuaia para Buenos Aires, já que a Aerolineas não tem vôos para Curitiba. Teríamos ainda que resolver o que fazer a partir de Buenos Aires! Confesso que eu estava preocupado com essa passagem, pois antes de viajar, eu não consegui encontrar passagens saindo do Ushuaia no domingo (dia 22).

Como chegamos cedo, o Rafael foi ao mercado e patrocinou um "queijos e vinhos", com direito até a taças! Na televisão estava passando "O Náufrago" (hm... apropriado) :-).



Resumo do dia: 95km. Track aqui.

Um comentário:

  1. Impressionante como a guerra deixa marcas... em Ushuaia nos chamou a atenção uma fila de pessoas em frente a um "centro de veteranos", sendo que a maioria das pessoas na fila estava com alguma lesão grave (sem perna, sem braço...)

    Compramos muito vinho nos mercadinhos por lá, mas na maioria mata-rato, espero que esse tenha sido melhor...

    Jopz

    ResponderExcluir