quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Expedição El Calafate - Ushuaia - San Sebastian

Como a van que nos levaria a San Sebastian era só nossa, e não daria mesmo para pedalar nesse dia, optamos por marcar de sair de Punta Arenas no começo da tarde, assim teríamos mais uma manhã livre. Eu contei que em Punta Arenas existe uma "Zona Franca"? :-) Poizé... fomos conferir. Seria mais apropriado dizer que é uma espécie de Duty Free grandão misturado com shopping center. Fizemos uma comprinha aqui e outra ali, mas coisas pequenas.

(Zona Franca)

Retornamos para o hotel (deixamos as coisas lá), e as 14h o cara da van chegou. Bom... a van era grande! Coube as 5 bikes atrás, nós 5 e ainda sobrou lugar! O caminho segue beirando o estreito de Magalhões até onde ele é, errr.. mais estreito :-), e onde fica a ferry que faz a travessia para a Terra do Fogo. Tivemos que esperar um pouquinho a mais, porque o primeiro ferry lotou! Mas logo atravessamos, e a estrada que antes era asfalto, virou rípio. Depois de mais um par de horas chegamos no local combinado: a fronteira com a Argentina. Desembarcamos e nos despedimos do motorista.


 (Foto: Daniel Czaikowski)
 (Foto: Daniel Czaikowski)
(Foto: Daniel Czaikowski)

Optamos por não cruzar logo a fronteira, e sim retornar alguns metros até uma pousada/restaurante para um lanche. Encontrei um casal de motociclistas e me informei sobre a estrada e o que vinha pela frente. Como já não era tão cedo, e a situação do outro lado não parecia muito melhor, acabamos optando por ficar do lado chileno mesmo e nos hospedamos.

O local parece um pouco um povoado de filme de faroeste! Uma planície deserta e no meio do nada a pousada e um posto de polícia. Ah sim... e a poeira! Só faltou mesmo aquelas moitas que ficam rolando.



Saldo do dia: algumas horas de van e nada de pedal :-(

9 comentários:

  1. eu tive essa mesma sensação de "velho oeste" no trajeto El Calafate até El Chalten... paramos em um lugar chamado LA LEONA para um café cheio de fotos antigas e jornais pendurados nas paredes... NÃO É QUE OS BANDIDOS BUTCH CASSIDY e SUNDANCE KID haviam se hospedado por ali durante sua fuga pela america do sul? Se hoje aquilo é uma vastidão solitária, imagine mais de 100 anos atras...

    http://www.saojosedoscampos.com.br/expedicoes/index.php?id=32399&cat=203

    Legal o farol!

    JOPZ

    ResponderExcluir
  2. Me diz uma coisa, iremos fazer essa viagem em marco 2015, nessa etapa vcs passaram por porvenir, atravessando o estreito ou nao? não achei a cidade de san sebastian no mapa!!! agradeço a informacao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alex,

      Acho que havia explicado no dia anterior, mas perdemos o Ferry para Porvenir (não funciona na segunda-feira se não me engano, ou no domingo... não lembro!). Então para não atrasar, acabamos pulando essa etapa e indo de van até a fronteira. San Sebastian é um lugarejo a uma centena de metros da Aduana do lado Chileno. Uma pousada e uma construção (é o que tá na última foto).
      Março? Já vai estar esfriando... Recomendaria ir antes.

      Excluir
    2. ja estamos ( 8 ciclistas) com passagens compradas... 14 de março a 5 de abril.... entendi... eh que vc tinha comentado que a van levou vcs ate a parte mais estreita e como analisei no mapa, ( mais emcima) tem uma parte bem estreitinha... mas se passaram por porvenir eh o caminho mesmo que iremos fazer!!! estamos tendo como referencia a viagem de vcs!!! obrigado essa etapa que vcs pularam da uns 150km?

      Excluir
    3. Não passei por porvenir não. Enfim... o trecho que tinha planejado fazer e não fiz, é esse aqui:
      http://www.gpsies.com/map.do?fileId=cbfpopidiaigllvp

      Excluir
  3. Aham... obrigado pelas valiosas dicas!!! estava vendo a media de temperatura para essa data fica entre 10 a 12 graus (media) será que foge muito disso?? tem face para trocarmos uma ideia?? obrigado

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tenho sim... procure pelo menu nome no face. Não tem muitos :-).

    ResponderExcluir
  5. Bom dia... não achei não...rsrs o meu acho que soh tem eu mesmo, alma lavada rsrsrs uma foto numa bike com cabeça de boi...rsrsrs se puder me add agradeço... não sou mto bom pra essas coisas!!!!

    ResponderExcluir