domingo, 5 de fevereiro de 2012

Expedição El Calafate - Ushuaia - Puerto Natales - Villa Tehuelches (4o pedal)

Definitivamente Torres Del Paine foi um dos pontos altos da viagem, talvez seja mesmo "O" ponto alto. Mas ainda tinha muito chão pela frente, e a próximo destino seria Punta Arenas, mas como está a uns 260km de Puerto Natales, teríamos que fazer em duas etapas.

Saímos de Puerto Natales por volta do horário padrão (umas 9h30 da manhã), com um tempo cinza e um ventinho lateral. No começo a paisagem ainda é mais verde, e o efeito do vento deixa suas marcas nas árvores. Progredíamos num ritmo razoável, e após uns 40kms encontramos uma pousada/restaurante. Optamos por almoçar por lá (hm... salmão :-) ).




Após o almoço o caminho seguia numa direção muito favorável (ou seja, a favor do vento), e acabamos fechando 100km em aproximadamente 4hrs! Foi divertido andar um trecho de 50kms a 40km/h! O engraçado é que quando você está pedalando parece que não está ventando, e dá até calor. Daí quando vc pensa em tirar e o corta-vento e pára, é que se percebe o quanto está ventando!

Claro que não não ia durar pra sempre... e ao chegarmos no localidade Morro Chico, a estrada muda de sentido e passamos a encarar o vento lateralmente.A velocidade média caiu bastante e ainda encaramos uma subidinha suave, mas bem longa.


O destino original do dia seria Rio Verde, mas deixaríamos para tomar a decisão final próximo a Villa Tehuelches, já que ir até Rio Verde representaria sair do aslfato e encarar mais uns 30km de rípio. Chegamos a Villa Tehuelches e fomos nos informar a respeito de Rio Verde e opções de hospedagem. Acabamos descobrindo que Rio Verde não seria uma opção muito boa, pois haveria apenas uma "Hosteria" do tipo "vida na fazenda para chiques", então acabamos abortando a opção de ir até lá. Restava saber onde ficar! Havia uma pequena pousada na Villa, a "Flor Del Potrero" (!), mas não havia mais vagas. Enquanto decidíamos o que fazer, paramos numa lanchonete bastante simpática para um sanduíche. A dona do local nos indicou que os ciclistas costumavam acampar na Villa e que usavam o espaço de um parque de exposições/estrebaria/arena. Fomos ver o local, e depois de quase 150km tudo parece muito melhor! Era protegido do vento, tinha uma bica de água, e até tomada com energia elétrica! Fechou... era ali mesmo que ficaríamos.


 ("estação de recarga" :-) 

Feito o acampamento, rolou até uma fogueira e um vinho. Eu fui deitar mais cedo, mas parte do grupo ficou acordado até mais tarde e batendo papo com os adolescentes do local (não deve acontecer muita coisa por lá, então um bando de ciclistas deve ser um evento :-) ).

 (Foto: Daniel Czaikowski)
 (Brincando com o tempo de exposição. Foto: Daniel Czaikowski)
 (Zé x Zé. Foto: Daniel Czaikowski)
(Foto: Daniel Czaikowski)

Saldo do dia: 147km em 7h de pedal. Track aqui.

4 comentários:

  1. Bicho, aquela árvore deitada da segunda foto é o vento? Puta merda hein!!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade o vento faz ela crescer daquele jeito! No momento que tirei a foto não estava ventando tanto assim.

    ResponderExcluir
  3. Achei essa árvore muito show, chama-se ARBOL BANDERA, até compramos alguns objetos de decoração (artesanato) com o formato dessa arvore.

    Legal os efeitos de luz nas fotos.

    Interessante aquela formação rochosa na quarta foto, lembra um tepui em miniatura.

    Jopz

    ResponderExcluir