sábado, 22 de fevereiro de 2014

Carretera Austral 2014 - El Chaltén

(7-8/1) Nossa viagem começou não com um pedal mas sim com um trekking. El Chaltén é o ponto de partida para uma montanha bem famosa, o Fitz Roy. Então reservamos o primeiro dia de viagem para fazer a trilha que leva à base do monte. Antes de caminharmos saímos da hospedaria (200 pesos por pessoa) em que estávamos para procurar algo mais barato e depois de vários hostels cheios acabamos encontrando um bem baratinho (70 pesos por pessoa).

Como brasileiros, sofremos um certo "choque cultural" ao termos que deixar as bikes ao relento e expostas aos olhares de que quer que passasse em frente ao hostel. Mas é isso, a patagônia é bastante segura e não aconteceu nada com as bikes :-).


O tempo estava bem instável, mas mesmo assim arriscamos e fomos fazer a trilha para ver o Fitz Roy, também conhecida como trilha para a Laguna Los Tres. No começo o tempo estava meio nublado, mas foi fechando e no último trecho antes da Laguna começou a chover e esfriar muito então abortamos e retornamos sem chegar na laguna :-(.

(El Chaltén)

(Mirante para o Fitz Roy, #sóquenão)

(o momento da desistência! volta porque não dá mais!)

(Laguna Capri)
(o tempo abriu na volta!)

Retornamos para o hostel e mais tarde saímos para encontrar um amigo do Mildo que estava na região para escalar. Os escaladores que vem para a região costumam vir com tempo e ficam esperando uma "janela"  de bom tempo para poder fazer o ataque à montanha. Não era o nosso caso... e a idéia era começar o pedal no dia seguinte (uma quarta-feira).

(ao fundo a melhor vista do Fitz Roy que tivemos :) )

(enquanto isso em Curitiba :-)  )

Após a jantar retornamos ao hostel e nos preparamos para a partida no dia seguinte. Tive uma noite bem ruim e não consegui dormir nada! Nosso quarto ficava colado com a "sala", a área social do hostel, e o pessoal não costuma dormir cedo, então primeiro não consegui dormir por causa do barulho e depois pelo conforto do beliche mesmo. 

O dia amanheceu com um tempo muito ruim. Bastante frio e muita chuva! Como tinhamos alguma "folga" no cronograma decidimos adiar a partida em uma dia e permanecer em E Chaltén. Devido a noite ruim, escolhi retornar para a primeira hospedaria, mesmo sendo mais cara. O resto do grupo optou por permancer no hostel e economizar. Mas o gasto a mais foi acertado, pois tive mais conforto e uma boa noite de sono :-). O dia foi bastante preguiçoso. Aproveitei para lavar uma roupa (elas secam bem rápido na calefação!) e ler um bocado. 

(Fitz Roy ao fundo)

 (muito frio e chuva!)
(a tarde melhorou um pouco)

Saímos apenas para almoçar/lanchar e durante o lanche pudemos conhecer o Patrick, um canadense figura que o Rafael encontrou em El Calafate e fez amizade. O tempo deu sinal de que melhoria um pouco, então combinamos o horário de partida para o dia seguinte. Parece que agora vai! :-)

Um comentário: