sábado, 22 de fevereiro de 2014

Carretera Austral 2014 - A Ida

Chegar no ponto de partida de nossa viagem foi uma aventura a parte! Ao planejarmos a viagem, estudamos várias possibilidades de como chegar em El Calafate. A principal companhia aérea que voa para lá é a Aerolineas Argentinas, que por acaso não tem voa para Curitiba! Após fazemos várias combinações de vôos, acabamos optando por voar de Florianópolis para Buenos Aires e de lá para El Calafate. Assim a nossa ida seria composta por 3 etapas: ônibus para Florianópolis, avião para Buenos/Calafate, e finalmente mais um ônibus/transfer para El Chalten.

O que já não estava tão fácil ficou menos ainda. Havíamos comprado as passagens com mais de um mês de antecedência e em um intervalo de uma semana a Aerolineas mudou os horários dos dois vôos, o que nos obrigou a mudar o horário de um trecho e ainda por cima fazer um transfer entre o aeroporto de Ezeiza e Aeroparque.

Finalmente o dia da partida chegou e saímos de Curitiba de ônibus, no domingo de manhã,  com destino a Florianópolis. O Paulo foi nos buscar na rodoviária e fomos para a casa da minha mãe, que já estava nos esperando com um banquete :-). Ficamos de bobeira e dormimos um pouco pois a saída para o aeroporto foi de madrugada! O vôo até a Buenos foi tranquilo e a entrada no país bem rápida.





A companhia havia nos dado "vouchers" para o ônibus que faz o transfer entre os dois aeroportos, só que acabaram nos cobrando mais pelo transporte das bikes! Depois de quase uma hora de transfer chegamos no Aeroparque, e lá trocamos um pouco de dólares. Devido a situação da economia Argentina,  trocar dolares no "paralelo" está valendo muito a pena, pois enquanto a cotação oficial estava pagando 6.5 pesos por dolar, conseguimos trocar por 8 e depois por 9 pesos!



Atravessamos a rua na frente do Aeroporto e comemos uma "hamburguesa" na frente do rio. No meio da tarde embarcamos para El Calafate e ao chegarmos tivemos uma boa amostra do frio e vento patagônico. O Rafael já estava em El Calafate e foi nos encontrar no aeroporto. Havíamos pensado na possibilidade de conseguir um transfer direto do aeroporto para El Chalten, mas não rolou... Acabamos tendo que negociar um transfer para a cidade, e fomos direto para o terminal de ônibus.

 (Aeroporto de El Cafalate)

(enquanto estávamos voando, o Rafael estava saindo de El Calafate para nos encontrar no Aeroporto)

Conseguimos chegar a tempo de pegar o ônibus de 18:30h, e ainda tivemos tempo de fazer algumas comprinhas de mantimentos já pensando no começo da viagem. Ainda bem que optamos por fazer esse trecho de ônibus, pois não tem nada no meio caminho, é bem deserto e ainda por cima venta pra caramba! Chegando a El Chalten o tempo começou a mudar e desembarcamos com mais frio ainda e um bocado de chuva!





Montamos as bikes no terminal de ônibus mesmo e enquanto isso o Rafael foi atrás de hospedagem. Após ele retornar aproveitamos para jantar no terminal mesmo. Ao sairmos de lá encaramos um tempo horrível. Uma coisa curiosa de pedalar com as bikes carregadas, principalmente com os alforges dianteiros, é que muda muito a força que tem que ser aplicada ao guidão, e isso acaba exigindo alguns minutos de adaptação. Enquanto isso parece que você está aprendendo novamente a andar de bike e sai pedalando em zigue-zague! Mas chegamos bem na hospedaria e pudemos nos esquentar e ter uma boa noite de sono! Até que enfim... chegamos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário