Muito provavelmente pelo conjunto de belíssimas paisagens, terreno difícil, desafio físico e regiões remotas, a Carretera Austral se tornou uma espécie de Paris-Dakar do cicloturismo, e cada vez mais ciclistas do mundo inteiro a percorrem durante o "verão" patagônico, entre os meses de dezembro até março.
Eu vinha alimentando a idéia dessa viagem a alguns anos, e em 2013 passei para a fase de planejamento. Lancei a idéia para um grupo de amigos com quem pedalo/viajo e, para minha felicidade, eles toparam. A trupe estava formada: Eu, Mildo, Rafael Gassner e Pedro. Pronto, estava dado o pontapé inicial para a realização de um sonho. Havia também uma preocupação minha de fazer essa viagem o quanto antes, pois o tal do "progresso" está chegando a região. Estão asfaltando trechos da carretera, e o número de turistas aumentando e com isso tirando um pouco da "aventura" de percorrer a região.
Comecei a me informar sobre a região e montar um roteiro/cronograma de viagem. Consumiu um bocado de tempo isso, mas faz parte da diversão. Ao contrário das viagens anteriores, essa demandaria mais tempo. A Carretera é como um corredor. Você entra de um lado e tem que percorrer quase até o fim, pois existem poucos "escapes" no meio do caminho. Fizemos algumas reuniões e decidimos fazer o percurso no sentido "Sul-Norte". No meio da viagem fiquei com aquela impressão de ser o "ganso retardado", pois encontrávamos muito mais gente andando no sentido Norte-Sul, do que no sentido contrário! Mas enfim... a idéia era que ficariamos mais próximos do retorno, e que "teoricamente" seria mais fácil retornar para o Brasil.
Com bastante ajuda da internet e do Guia de Trilhas da Carretera Austral montamos um roteiro que iniciava em El Chaltén, na Argentina, cruzava para o Chile, passando por Villa O'Higgins, Cochrane, Rio Tranquilo, Villa Cerro Castillo, Coyhaique, Puerto Puyuguapi, La Junta e Villa Santa Lucia, de onde saíriamos da Carretera e seguiríamos até Futaleufu, cruzariamos de volta para a Argentina e terminaríamos em Bariloche.
(roteiro. Aprox. 1200km)
(bike e alforges embalados e prontos para viajar)
Olà Christian, preciso urgentemente entrar em contacto con vocè mas nao acho o seu endereço e-mail.
ResponderExcluirMeu nome è Corrado e estou planejando minha segunda viagem aì no Brasil.
Fiquei lendo o seu relato sobre o Caminho Velho da Estrada Real, acho que foi bem feito e detalhado.
Jà baixei as tracks que estavam no Google Connect e a minha pergunta agora è a seguinte: posso confiar nelas ??
Meu e-mail è
turric@tiscali.it
Obrigado e abraços.
Corrado (Milano-Italia)
Oi. Já entramos em contato. Posso excluir o seu comentario? Não tenho como editá-lo e o seu email ficará exposto!
ExcluirPrepara!!!!!
ResponderExcluirShow ! Parabéns Christian ! - Blonski
ResponderExcluirGalera show de pedal! Esperamos notícias, parabéns!
ResponderExcluir