sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Carretera Austral 2014 - De Villa O'Higgins até Rio Bravo

(12/1) Dormir tarde no dia anterior teve seu preço, acordamos mais tarde do que o usual e começamos a pedalar 11 e pouca da manhã. Esse seria o primeiro de vários dias de pedal sem interrupções e começariamos logo com um trecho longo, quase 100km. Após algumas poucas fotos para registrar nossa passagem pelo "El Mosco" pegamos a estrada.



 O primeiro terço da dia foi tranquilo e sem grandes novidades: paisagens bonitas, lagos e tempo nublado. Paramos com mais ou menos 35km rodados para almoçar (de novo usamos a estratégia de cozinhar a mais na janta, para só precisar esquentar no almoço). Usamos um pequeno abrigo na beira da estrada, provavelmente usado pelos boiadeiros locais.


(os náufragos?!)

Após o almoço o tempo piorou um pouco e ficamos sem sol. Encaramos também um trecho de serra, e uma região bastante deserta. Lá por volta do km 70 fizemos mais uma parada para um lanche/café.


 (mudança patagonia style)
 (aviso aos ciclistas, feito por ciclistas :-)

(os chilenos sabem fazer pontes! algumas servem até de abrigo :-)

Após o lanche, mais subidas/serra. Mas pelo menos com a recompensa de um grande downhill, com direito até a um "caracoles". No final da descida uma cena insólita: uma lebre foi surpreendida pelas bikes e começou a fugir da gente, só que em vez de sair logo da estrada, ela correu no mesmo sentido que nós! Foram uns duzentos metros de "pega" até ela pegar uma saída da estrada. Mas foi tudo muito rápido então não deu para filmar/fotografar.


Após a descida ficou claro que não chegaríamos a tempo de pegar a última balsa que faz a travessia Rio Bravo para Puerto Yungay, onde eu imaginava que teríamos alguma estrutura de vila. Esse trecho final também oferece pouca oportunidade para camping selvagem pois o terreno ou é bem fechado ou bem alagado. Mas o casal de Andorra havia nos dito que havia um abrigo no porto, então a melhor opção era tocar até lá.

Os últimos quilômetros foram difíceis pois o cansaço acumulado começou a se manifestar. Mas chegamos ao porto e de fato havia um abrigo lá! Uma "sala" de espera e banheiros (sem chuveiros)! E era toda nossa já que não havia mais ninguém por perto. Nos acomodamos, improvisamos varais para secar a roupa, e preparamos o jantar. Dica: purê de batata de caixinha é legal :-).





Resumo do dia: 99 km com 1200 de altimetria. Track aqui.

4 comentários:

  1. Massa. Semana passada eu fiz uma versão inicial do meu plano de viagem dia a dia, vou comparar com a viagem de vocês pra ver se essa etapa da Carretera Austral vai funcionar como eu espero. Até agora está tudo igual!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal. Mas eu recomendo que vc não faça exatamente igual. Coloque mais dias "livres" no seu cronograma. Vai ter dia que vai estar chovendo e vc pode usar para colocar a leitura em dia. Vai ter lugar que é muito legal e vc vai querer ficar mais um dia, e vai ter hora que vc vai estar pedalando muitos dias seguidos e vai querer descansar um dia.

      Excluir
  2. Com certeza, já incluí vários dias de descanso em pontos de interesse ao longo da rota e ainda reservei mais alguns dias "curinga" pra usar quando quiser ou precisar, hehe.

    ResponderExcluir