quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Carretera Austral 2014 - De Candelario Mancilla até Villa O'Higgins

(10-11/1) Depois de um dia pesado de viagem, tivemos um dia totalmente de bobeira, ou melhor de "contemplação" no camping. Acordamos sem nenhuma pressa e tomamos aquele café da manhã com direito a tapiocas de doce de leite (eu havia levado a farinha :-) ).



(tapioca com doce de leite)

O ciclista francês que haviámos conhecido no dia anterior, e que agora era vizinho de barraca, saiu para pescar com uma vara improvisada e linha+anzol que ele havia trazido. E para nossa surpresa, não é que ele voltou com uma bela de uma truta? Dividimos o nosso almoço com ele, e ele dividiu a truta com a gente. Foi um bom negócio :-). Motivado pela pescaria do francês, o Rafael pegou emprestado um anzol e ele e o Pedro também conseguiram pegar uma truta para o jantar. De brinde ainda ganharam uma aula de como matar e limpar o peixe, e assim aprenderam a ser menos "piá de prédio"* :-).

(truta!)

Durante o dia fomos conhecer melhor outros vizinhos de camping e conversamos bastante com um casal de Andorra que estava viajando com as duas filhas: uma de 6 anos e outra de 3! Ok, hora de rever nossos conceitos... e a gente se "achando" alguma coisa por estar nessa aventura! A menina de 6 anos pedala em uma bike "tandem" (dupla) com a mãe, e o pai pedala em outra bike puxando um trailer com a menina mais nova. Foi bem legal conversar com eles, e nos dias seguintes nos comunicamos pela internet dando dicas do caminho, já que eles estavam num ritmo bem mais tranquilo que o nosso. Mais pro final da tarde chegaram outros dois vizinhos: um dinamarquês de bike e um coreano que estava viajando de mochila (e vez esse trecho a pé!).




 
 (mais truta!)

Fomos dormir relativamente cedo e com a expectativa do que aconteceria no dia seguinte, ou seja, se teria barco?!  Bom, para nossa alegria teve!

O barco que vem de Villa O'Higgins faz uma parada em Candelario, depois navega pelo lago indo até um Glaciar, retorna no fim da tarde para Candelario e por fim retorna para Villa O'Higgins. Como havia um certo receio de que ele talvez não retornasse no final da tarde, acabamos empacotando tudo e indo pra pier. Mas era isso mesmo... ele retornaria no final da tarde, e mesmo os outros ciclistas (sim, apareceram mais... mas não estavam no camping) que iriam fazer a visita ao glaciar, deveriam deixar as bikes no pier e aguardar o retorno do barco. Nós até cogitamos fazer a visita ao glaciar, mas era cara e não estávamos tão motivados assim a passar o dia inteiro no barco :-)



Retornamos ao camping e com mais calma re-organizamos algumas coisas que não tinhamos empacotado direito, mas como também não havia muito mais coisas a fazer, retornamos ao pier por volta das 13h para esperar. O Rafael pegou outra truta, que comemos com o "restô-dônté" do jantar.

 (mecânica patagônia style)


O sol, que estava tímido no dia anterior, apareceu e fez um dia bem bonito. Estava tudo meio parado, e eu estava de bobeira olhando pro lago, quando de repente aparecem 3 malucos correndo, fazendo barulho e se jogam na água gelada do lago! Esses brasileiros são todos loucos, deve ter pensado o coreano! O Pedro e o Mildo foram primeiro! O Rafael pensou em desistir mas incentivado pelos outros acabou entrando também. Eu odeio água fria... nem pensar! E pelos berros, a água deveria estar realmente MUITO fria :-)!

(pensa no frio!)
(o coreano pensando: brasileiros loucos!)

O barco retornou por volta das 17:20h e fizemos o embarque de todas as bikes e alforges (cada ciclista com uns 4 alforges... imagina quantos!). Logo no começo da navegação o barco começou a balançar bastante, e eu achei que o dramin que eu havia tomado não ia ser o suficiente, então tomei mais um! Bom.. não vi muita coisa da travessia de barco :-), pelas fotos, parece que foi bonita!

 (bikes de todos os lugares do mundo!)
(já viu tanto ortlieb junto?)




Ah sim... o barco é bem caro. Tá certo que é uma viagem de quase 3 horas, mas mesmo assim 88 dolares é um bocado! O desembarque se dá em pier a uns 7kms da vila, mas o trajeto é bem tranquilo e o fizemos rapidamente. Chegando na vila, fizemos algumas compras e seguimos para o "point" do lugar: o El Mosco. Um camping/hostel bem legal e que concentra todos os aventureiros que cruzam a  região. Acabamos optando pelo "luxo" e alugamos uma cabana lá. Cozinhamos e depois ficamos um bom tempo de papo em torno do aquecedor a lenha! Até mais do que deveríamos porque o dia seguinte seria pesado.

 (tandem e menina tímida :-)
 (desembarque próximo a Villa O'Higgins)



Resumo do dia: 3 horas de barco, e míseros 7km pedalados :-). Track aqui.

* piá = termo paranaense para menino.

6 comentários:

  1. Paisagens implacáveis! Ainda bem que o cara sabia o que fazer com a Truta, imagino vocês tentando equacionar.

    ResponderExcluir
  2. Animal!

    Quanto custa a visita ao glaciar?

    A tapioca eu curti demais. Aliás, para passar na aduana Chilena não teve problema com alimentos que vocês carregavam? Revistaram? Quando eu passei na aduana Chilena perto de San Pedro de Atacama em 2012 fizeram um pente fino e jogaram comida fora de muito turista que passou junto comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me recordo bem o preço, mas acho que dava algo em torno de 130 dolares o passeio completo. Aqui tem mais informação: http://www.villaohiggins.com/crossing/border2.htm (ver "tarifas")

      Excluir
    2. ah sim... sobre a comida. Normalmente produto industrializado não é problema. Não sei a tapioca se encaixa nessa classificação. Mas não passamos por nenhuma "revista". Levamos do Brasil pó para café, tapioca e mate solúvel.

      Excluir
  3. Esse local prá vocês foi "truta"! Bem Legal!

    ResponderExcluir