quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Kona!!!

É... correndo o risco de me aproximar do número "S", eu montei a 4a bike. Tudo começou com a vontade de experimentar uma bike com um câmbio "interno", ou no cubo (conhecido lá fora como "igh" - internal gear hub). Definitivamente um rohloff é um sonho de consumo, mas pouco acessível, pois é caro (mesmo lá fora) e pra importar não é trivial. No entanto, a Shimano havia anunciado o Alfine de 11v por um preço bem mais em conta, e aconteceu do meu pai ir pro Canadá! Mas, acabou que achar o alfine não foi fácil, pois parece que shimano fez um "pré-lançamento" com poucas unidades em 2010, e ele não está disponível em qualquer lugar. Tive que recorrer ao e-bay, e consegui arrematar um por um preço razoável. A idéia então seria enviar o alfine para o Canadá para que meu pai pudesse trazê-lo. Bom... parece que não é tão fácil assim enviar coisas do Estados Unidos pro Canadá, ainda mais quando vc não é um residente, então o vendedor acabou enviando direto pro Brasil. Ainda bem que era o meu dia de sorte, e por incrível que pareça o alfine chegou direto em casa e sem alfândega!!!

Com o câmbio em casa, começava a procura por onde colocar ele! Parece meio estranho começar a pensar em uma bike nova a partir do câmbio, mas foi isso que aconteceu. Acabei definindo um conjunto mínimo de coisas que eu queria na bike nova: pneus 700c, garfo rígido e freios a disco (ou pelo menos a possibilidade de usá-los). Essa configuração de bike com pneus 700c, mas sem o guidão "drop" é conhecida como "híbrida", pois é um misto de speed com mtb.

Na procura por opções aqui no Brasil acabei selecionando algumas possibilidades como a scott sub-40 e a giant seek  (leia mais nesse tópico que eu abri no fórum do pedal.com.br). Mas acabou surgindo uma terceira opção, que tinha tudo que eu queria e ainda por cima sairia mais em conta: a Kona Dew!

Experimentei a Kona que havia na loja mas achei que ela ficou pequena, então optamos por encomendar uma um tamanho maior. Até que chegou rápido e logo o Renan começou a montá-la pra mim. Como eu já sabia que seria muito difícil encontrar um quadro com uma gancheira horizontal (necessário para poder esticar a corrente), acabei comprando também um tensionador de corrente. O resultado final ficou muito legal. Tá aí:




A única coisa que não ficou assim "perfeita" foi a altura do guidão. Eu prefiro ele mais baixo, pois embora a proposta desse tipo de bike seja mesmo de deixar vc em uma posição mais ereta, eu não consigo mais pilotar assim. Troquei a mesa, fiz alguns ajustes e ficou bem aceitável.

ah sim... tech specs: Quadro Kona Dew Plus (tamanho 56cm), freios a disco hidráulicos Shimano, câmbio alfine 11v com "cassete" 20T e pedivela 39T, pneus 700cx28c Continental City Ride.

16 comentários:

  1. Experimenta um guidão drop! Não deve ser a toa que vários ciclo turistas optam por ele...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela nova bike!

    Eu nunca quis ter mais que uma pois daí ficaria sempre na dúvida (e no dilema) de com qual sair. Com uma só não tenho este "problema" :-)

    Abraços!
    Rodrigo Stulzer
    transpirando.com

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo,

    Acho que acontece bastante quando as bikes são parecidas. Se vc tem uma mtb e uma hibrida/speed não há dúvida: barro -> mtb, asfalto -> hibrida/speed. No meu caso existe algumas poucas situações onde eu tb fico em dúvida, mas esse é um "problema" legal de ter :-).

    ResponderExcluir
  4. http://www.vakantiefietsshop.nl/shop/product_info.php?manufacturers_id=61&products_id=428

    Carinho essa brincadeira hein meuw!
    Se precisar, tamos ai!
    [ao]

    tombs

    ResponderExcluir
  5. opa!!! meu importador favorito!! quando vc vem para o BR? :-)

    ResponderExcluir
  6. Comparando com as outras Dew do site da Kona a sua ficou muito mais elegante!Só não gostei do Bar end!

    ResponderExcluir
  7. Bonitona ! Tô começando a namorar uma speed! Que a Marisa não me ouça :)

    ResponderExcluir
  8. @Guilherme: é... estraga um pouco a estética, mas nesse caso, eu não abro mão da funcionalidade/conforto.

    ResponderExcluir
  9. muito linda bike! boa alternativa ao rohloff. qual a amplitude desse cubo? abs Marcelo

    ResponderExcluir
  10. @Marcelo: 11v e 409% contra 14v e 526% do rohloff.

    ResponderExcluir
  11. Legal, ótima amplitude. Chegou a pensar em usar uma coroa dupla dianteira? Com o esticador mais essa coroa deve alargar mais ainda a amplitude. Abs. Marcelo

    ResponderExcluir
  12. @marcelo

    Pensei numa coroa dupla dianteira sim. Mas esse esticador nao serve pra isso porque ele nao tem mola, ele fica fixo. Por enquanto vou levando com uma coroa só. Até o momento senti falta só de marcha mais leve, mas nada que um pouquinho mais de força não resolvesse. Marcha pesada tem... e quase não usei. O teste de fogo mesmo vai ser no audax de floripa :-).

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela bike, ficou muito show.

    ResponderExcluir
  14. Olá Christian, to numa situação parecida com a sua, tenho um alfine 11 e não tenho um quadro que atenda meu projeto de bike híbrida. Como você pensei muito no quadro kona mas não quero comprar uma bike inteira pois já tenho 3. No ebay tem um vendedor na Alemanha que tem quadro Dr DEW por um preço até justo porém sem garfo, aí vem o frete impostos alfandegários e mais lá o quê!.....então não vale a pena comprar. Se tu conheceres alguém que tenha um no tm 53, ou 49, pois tenho 1,70m e acho que daria bem. Obrigado independente de qualquer resultado.

    ResponderExcluir