quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Reservatório do Carvalho

Algumas semanas atrás alguns amigos tinham ido visitar o Reservatório do Carvalho (leia mais aqui). Como estava viajando não participei, mas logo teve uma segunda edição da visita organizada pelo Pedro. O combinado era sair do ponto tradicional da domingueira, seguir pela 277 até próximo ao SAU, pegar a estradinha em direção ao Morro do Canal, e ir até o reservatório. Na volta iríamos parar na lanchonete do Morro do Canal para um lanche/almoço e depois voltaríamos pela BR. A estimativa era de 90km de pedal, nada mal :-). Parte do grupo achou melhor ir de carro até um posto próximo ao SAU, e dois ou três ciclistas encontraríamos pelo caminho.

Domingão de manhã nos encontramos e o pessoal do (Família) Farinha deve ter estranhado o número, maior que o usual, de ciclistas. Seguimos em direção primeiro ponto de encontro em frente a Coca-Cola na 277. Eu e o Rafael aproveitamos o começo da BR para aquele momento "speedeiro" e andamos acima dos 40km/h. A desculpa era chegar na hora no ponto de encontro :-). O próximo ponto de encontro foi no posto no cruzamento com a Rui Barbosa, e o último ponto de encontro no posto próximo ao SAU. Neste último ficamos um tempinho a mais até o pessoal descarregar as bikes dos carros e se preparar para o pedal. O grupo ficou grande, estávamos em uns 20 ciclistas!


O pedal em direção ao Morro do Canal já era um velho conhecido... a diferença dessa vez ficou por conta do trecho desbarrancado, que dessa vez estava tão grande, que foi necessário cortar por uma trilha no mato. Mais a frente também passsamos por uma grande poça de água. Daquelas que não tem jeito e você acaba molhando o tênis (droga... não gosto de ficar com o pé molhado!). Na última encruzilhada antes da entrada do Morro do Canal, pegamos a esquerda e daí segue direto até o reservatório. Chegando lá preenchemos uma espécie de ficha de visitação e recebemos uma pequena orientação sobre a visita. A partir da "sede" percorremos uns 1600m até o reservatório propriamente dito. Ah sim... paramos antes para visitar uma nascente, e depois ficamos um tempo explorando o entorno do reservatório.





Ficamos um tempo por lá e depois o pessoal foi saindo e pegando a estrada em direção ao Morro. Havia um "piscina" menor acessível por uma trilha (atrás da casa amarela) que o responsável pelo reservatório havia nos ensinado a chegar, mas que pouca gente havia se interessado por visitar. Eu e o Zé tivemos o mesmo pensamento, ou seja, já que não voltaríamos lá tão cedo, valia andar um pouco mais e conhecer de uma vez. Então deixamos as bikes no começo da trilha e percorremos uns 900 metros até a "piscina". Se o tempo tivesse colaborado talvez valeria um mergulho, mas nublado do jeito que estava ficamos só no visual mesmo. Voltamos, pegamos a bike, pedalamos até a sede e descobrimos que éramos os últimos e que todo mundo já tinha ido. Então tocamos direto até a lanchonete do Morro do Canal, onde encontramos o resto do pessoal. Como sempre acontece quando chega um bando de gente de uma vez só, a comida acaba demorando (principalmente se vc foi um dos últimos a pedir).




 (um sapo "folha")

A chuva que até então estava só ameaçando resolveu engrossar um pouco. Após a primeira pancada mais forte, resolvemos voltar na esperança de que choveria em rajadas, e que a próxima ainda demoraria mais um pouco. Na volta o grupo se espalhou um pouco mais, em função do cansaço e da vontade de voltar logo, e nisso acabamos perdendo uma ciclista pelo caminho. Ela havia ficado por último e errou uma direção. Percebemos isso meio tarde, então eu fiquei em um ponto esperando, e o Rafael e Zé voltaram para tentar encontrá-la, enquanto isso o resto do grupo seguiu. Ok... minha culpa, eu sugeri um caminho errado para eles (desculpa pessoal!), pois interpretei mal o mapa do GPS. Mas tudo bem... eles se acertaram e acabaram conseguindo voltar assim mesmo. Eu mesmo segui esse caminho e vi que estava errado e voltei. Quando eu retornei, encontrei o Rafael e o Zé, que não haviam achado a ciclista perdida. O Rafael havia recebido um telefonema, em um dos raros momentos em que o celular funcionou, dizendo que ela estaria na frente de um bar aguardando o resgate. Começamos então a fazer planos de como resgatá-la, por onde ir, e que bar seria esse. Enquanto planejávamos ela simplesmente chegou, acompanhada de um casal de ciclistas que encontramos lá na lanchonete!

Bom... resolvido esse problemas seguimos até a BR. Ao chegar no asfalto o temporal que estava armando resolveu cair, e seguimos pela BR debaixo de muita chuva! Apesar disto, a volta foi tranquila e sem maiores incidentes, pelo menos para nós! Já para o Pedro a situação foi bem diferente! Ele estava na frente com mais 2 ciclistas, seguidos por outro grupo de mais 3 ciclistas  uns 200 metros atrás. Ao passarem pela churrascaria Marumbi, quase foram atropelados por um carro da polícia, que cortou eles e entrou em velocidade no estacionamento da churrascaria. Logo em seguida outro carro da polícia chegou e parou na BR. Um bandido que estava dentro da churrascaria apareceu na porta e voltou para dentro da churrascaria e logo em seguida começou um tiroteio! E com eles no meio! Por sorte ficou tudo no susto. Mais informações sobre o assalto aqui.



Foram muitas emoções para um pedal só :-).

Nenhum comentário:

Postar um comentário