quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Vale do Alcantilado/MG e Museu Duas Rodas

Depois de alguns dias visitando parentes no Rio de Janeiro, fui com a esposa para a região de Visconde de Mauá, mais especificamente para um lugar chamado Maringá (que não é a cidade paranaense) localizado na divisa de RJ com MG na Serra da Mantiqueira. Como a Gleyce tá iniciando, resolvemos fazer um roteiro bem light e ir apenas até um vale vizinho, chamado Vale do Alcantilado e quem sabe achar o tal do "Museu Duas Rodas" do qual eu tinha visto propagandas. Como a Pousada em que estávamos ficava no alto de uma colina, fomos de carro até a rua gastrônomica de Maringá e daí de bike.



Antes de viajarmos eu tinha visto na internet que havia um pessoal que trabalhava com passeios de bicicleta na região, os "Homo Bikers" (o "homo" é usado como em "homo sapiens" e não como, bem... vcs entenderam...). Fui até a loja deles, mas estava fechada para reformas.


A região é muito bonita, e o dia estava sol e quente, muito quente! Por sorte, logo ao chegar ao vale vimos indicações para o "Parque das Corredeiras" onde ficava o Museu Duas Rodas e fomos conhecê-lo. Eu estava na dúvida se o Museu era só de motocicletas ou se tinha bicicletas também. Nos informamos e descobrimos que tinha bikes, bom, nesse caso valia a visita é claro (e o ingresso com um precinho salgado!). O espaço físico do Museu é relativamente pequeno, apenas uma sala comprida, mas motos dos lados, e bicicletas penduradas no teto. O acervo é bem interessante, com muitas bicicletas do começo do século XX. O legal é que cada peça tinha uma placa explicativa dizendo o ano, de onde vinha, características e história.


(essa tinha um garfo "auxiliar")

(bicicleta de pista e com aro de madeira!)

Depois de saírmos do Museu pensamos em visitar uma cachoeira, mas como ela ainda estava muito distante (pros padrões da Gleyce :-), não meus), decidimos voltar. Fizemos uma paradinha para uma coca-cola, e voltamos. Quilometragem baixa (uns 15km) mas bem divertida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário