sábado, 5 de fevereiro de 2011

Expedição Trilha do Telégrafo - Dia 1

Chegou o dia! No dia anterior eu tinha dirigido uns 600km de Visconde de Mauá/RJ até Curitiba, mas quem disse que foi difícil de acordar? 5:20h eu levantei, arrumei rapidinho as coisas e fui pro ponto de encontro. Até que o embarque foi rápido e em pouco tempo pegamos a estrada rumo a Paranaguá. Chegamos pouco antes das 8h e precisamos rodar um pouco até encontrar um estacionamento fechado. Achamos um chamado Pátio São Miguel (parece que tem vários!), e que por sorte ficava junto a uma lanchonete. Então aproveitamos para um pastel e um mate de desjejum. Seguimos para o cais e fizemos o embarque das bikes (15 + 5 pilas pela bike para Guaraqueçaba). Ah sim... e um dramin antes. Eu já disse que eu enjôo facinho?



Ah quem dera eu conseguisse fazer como o Pedro e o Rafael e ler a bordo? Enfim... umas 2h e meia de barco e chegamos a guaraca. Procuramos a pousada que o Pedro tinha reservado (Ferreira, 20pilas a diaria, quente pra burro!). Separamos o que não iríamos utilizar (voltaríamos a pousada mais tarde) e seguimos para o Salto Morato.


(os búfalos tomam banho de lama. Tratamento de beleza? :-) )

Pegamos um bocado de sol na estrada. Paramos em um botequinho na começo da estrada que leva ao Salto Morato para repor a água. Garrafinhas de água congeladas são ótimas para colocar na mochila de hidrataçao, se vc tiver a sorte de encontra-las :-). 

(estradinha para o Salto Morato)


("Aquário")

Chegando ao Salto, pagamos a taxa de visitação (7 reais!), e entramos. Normalmente é necessário deixar as bicicletas no centro de visitação, mas como não havia funcionários para cuidar das bikes, nos deixaram levá-las até o aquário. Fomos até lá e curtimos a água. Um pouco fria, mas com o calor que fazia, foi ótimo. Havia um montão de peixinhos na água, e nos divirtimos um pouco jogando coisas para eles comerem. Primeiro o Rafael e o Pedro descubriram que até cuspe eles comiam, (eca!) depois jogamos pedacinhos de comida propriamente dita. Fora da água os mosquitos faziam a festa, e usaram o repelente ("off kids") como molho! Depois do mergulho e da lata de pêssegos, fomos dar uma olhada na cachoeira, o Salto Morato propriamente dito. Primeiro o Mildo e o Pedro subiram e eu e o Rafael ficamos de olho nas bikes. Depois que o Mildo voltou subimos para ver o Cachoeira.

(Salto Morato)

Na saída ficamos um tempinho de papo com os responsáveis pela reserva. Uma turistóloga (como se chama alguem formado em Turismo? Turista é que não é :-) ), e um voluntário. A volta foi debaixo ainda de muito sol, mas o caminho foi mais rápido. Na volta tomamos um pequeno desvio e contornamos Quarequeçaba, o que foi legal, pois passamos por lugares legais a beira mar.



Ao passar pela cidade o Mildo procurou se informar se havia barco da Ilha das Peças para Paranaguá. Aliás... isso rendeu um capítulo a parte, pois cada vez que perguntávamos para alguem a resposta era diferente, e isso foi gerando uma certa preocupação no Mildo, pois ele realmente tinha que voltar na sexta. Na internet dizia que tinha  um barco as 17h, mas havia alguma desconfiança na informação. Como plano B estávamos preparados para pagar um extra e contratar uma voadeira para nos levar, mas vai saber...

O fim do pedal foi em um mercadinho. Cerveja (refri pra mim), uns comes para enganar enquanto víamos o sol se pôr. Aproveitamos também para comprar comida e água para o dia seguinte. Demos um pulo na pousada para um banho e saímos para jantar. Sorvete na praça e voltamos para a pousada. Mantendo uma certa tradição de comprar chinelos em lugares não usuais, tive que comprar um outro par, já que o meu "du pé"  comprado em Urubici resolveu soltar a tira (literalmente!).

Noite de sono complicada... o teto baixo deixou o quarto um pequeno inferno de tão quente. O ventilador não ajudou muito. Tive também uma certa dificuldade de dormir com o colchão macio demais, mas por fim o cansaço venceu e o dia seguinte prometia.

2 comentários:

  1. Quer dizer que off-kids é só pra mosquito de cidade?

    ResponderExcluir
  2. Mais um dia legal... Esse salto morato tá na lista faz tempo... já programei o pedal até guaraqueçaba 2X e ambas canceladas por entrada de frente fria... UM DIA VAI DAR CERTO.

    A ponte pênsil é muito parecida com aquela de acesso ao monte Crista ali prox. a Garuva.

    Jopz

    ResponderExcluir