sexta-feira, 30 de julho de 2010

Estrada Real: Ouro Preto a Paraty - conclusão

Bom... segue um post sem muita organização sobre a viagem como um todo. Primeiro vamos aos números:

Distância percorrida: 573km (mais aqueles 15 que eu perdi :-) ).
Total de subidas:  10.950m
Total de horas de pedal: 45h41m
Velocidade média: 12,6km/h

As fotos estão no picasa:

Minhas fotos

Fotos do Pedro

Os tracks estão no Garmin Connect: Dia 1Dia 2Dia 3Dia 4Dia 5Dia 6Dia 7Dia 8. Alguns dias seguimos certinho as planilhas do Olinto, outros dias não... Mas minha recomendação é fazer o caminho do Olinto e não o do Instituto Estrada Real.

Essa viagem foi minha primeira na base do alforge. Acertei em várias coisas e errei em outras:

- Precisei de pouca coisa. Sério. Levei pouca roupa e ainda teve coisa que eu não usei. Ao todo eram 9kg de bagagem.Poderia até ser um pouco menos. Só não esqueça a bermuda de ciclismo no caminho :-).
- Peças de reposição: esquecemos de levar raios e corrente. Eu até comprei mais uma corrente no caminho, mas era 8v (minha bike), e não 9v (bike do Pedro). Levei um pneu extra, que embora fosse de kevlar e pudesse ser dobrado, acho que foi um peso/volume desnecessário. É possivel comprar um pneu 26" em qualquer bicicletaria de bairro, e muito possivelmente, com um pouco de silvertape/cameras velhas vc faz um manchão para chegar na bicicletaria. Fica o tema para discussão :-). Uma dica do Pedro: comprar power link, e se a corrente estourar remendar com power link. Se estourar de novo, ai já tá na hora de trocar :-).
- Mochila de hidratação: tem gente que gosta, e tem quem abomine. Eu fiquei na dúvida e acabei levando a minha. Esquenta um pouco as costas é verdade, mas em nenhum momento foi algo insuportável, ou muito difícil. Como vantagem tem o fato de que eu consigo colocar até 3l nela, e como a água está sempre disponível e fácil eu me hidratava com mais frequencia.
- Relação de marchas: se você vai pra MG faça um favor a você mesmo... use um mega-range ou um 11-34 :-). E se quiser economizar no peso, deixe o coroão em casa. Com alforges, a maneira de pedalar muda, e você sente necessidade de marchas mais leves. Naquelas subidas inclinadas, a roda traseira traciona bem por causa do peso, e não patina, e aí dá para subir no pedal mesmo, desde que tenha marcha para isso.
- Trepidação: os alforges da topeak tem um monte de parafusos, certifique-se de verificar o aperto deles. Perdi alguns pelo caminho. Vale para os demais parafusos também. Por falar neles, é bom levar parafusos extras para a fixação do bagageiro.
- Falando em alforges, principalmente os de nylon: uma agulha adequada e fio dental podem resolver muitos problemas!
- Planejamento: sempre é bom... mas também é bom estar preparado para fugir dele. As vezes o pedal rendia e faziamos mais trechos do que o planejado. As vezes não.

bom... devo editar esse post a medida que for lembrando de mais coisas.

Update 1: Ah sim... leve a nota fiscal do quadro! Vai poupar alguma chateação.

9 comentários:

  1. PARABENS !! UM DIA AINDA FAREI STEE PERCURSO

    ResponderExcluir
  2. Agulha e fio dental também consertam rasgos em pneus... E silver tape é vendido em pequenos rolinhos "achatados" com algo em torno de 1 metro de fita, bem compactos e suficientes para emergências.

    Para colocar tranqueiras e manter imunes à umidade, pode usar aquelas cápsulas plásticas que vem com o brinquedo do Kinder Ovo de páscoa. É excelente e você ainda tem a desculpa para comer o ovo :D

    Como sugestão, que tal colocar um post discriminando sua bagagem? Achei que você foi até bem leve, vale a pena explicar o que e por que escolheu, e o que e por que deixou de levar!

    ResponderExcluir
  3. fiz um update no post e acrescentei a bagagem.

    ResponderExcluir
  4. me corrigindo... o post ficou muito longo, então fiz um post novo sobre a bagagem.

    ResponderExcluir
  5. A proposito da umidade... os alforges da topeak são a prova dáqua, então o que estava neles ficaria seco mesmo com muita chuva. O Pedro comprou um saco estanque e colocava a roupa dentro dele. A ideia das cápsulas é legal, penso que servem tb para colocar parafusos e coisas pequenas.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns garotos!!!! Foi uma bela aventura.

    Abraço.
    J.P

    ResponderExcluir
  7. PARABENS PELA CICLOAVENTURA, EM MAIO/2011 SERÁ A MINHA VEZ!

    ResponderExcluir
  8. custo da viajem nos trechos entre ouro preto e paraty?

    ResponderExcluir
  9. Voltando depois de uns 4 anos, hahahaha... Sobre a nota fiscal, vc consegue comprar avulsa em papelarias (dica que nos foi dada no guichê da companhia de ônibus em... Paraty!!!). Deve resolver (se não for em temporada, quando os motoristas ficam mais inflexíveis quanto ao transporte de bikes).

    Não achei o post específico sobre bagagens...

    E complementando minha dica do Kinder Ovo: o modelo é o "Kinder Ovo Maxi", a cápsula tem uns 10cm x 7cm mais ou menos. Mas atualmente tenho usado potes de maionese, funcionam tão bem quanto e são mais cômodos por causa da tampa de rosquear. E cabem nos suportes de caramanhola.

    Eu acho muito legal quanta gambiarra (boa) é possível de se fazer com coisas aparentemente sem qualquer relação com a atividade!

    ResponderExcluir