domingo, 1 de agosto de 2010

Estrada Real: Ouro Preto a Paraty - Bagagem

A pedidos, segue o meu checklist da bagagem:

Roupas: 4 camisas (dry-fit), 1 calça tipo agasalho, 1 short tactel, 1 casaco nylon, 4 pares de meia, 3 cuecas, 1 par de chinelos.
Roupas Ciclismo: 2 camisas, 1 camisa manga comprida, 1 calça, 1 bermuda, 1 corta-vento, 1 capa de chuva, 2 segunda pele (uma eu não usei! achei que fosse estar mais frio), 1 protetor de ouvidos, 1 sapatilha (usada como tênis tb).
Diversos: kit higiene (necessaire curtlo), toalha dry lite, 5 frascos de homeopatia (estava em tratamento, obviamente que em condições normais não precisaria!), protetor solar, protetor labial, óculos escuros e óculos transparentes, gorro, guia do Olinto, 1 kit primeiros socorros, 1 caramanhola.
Mecânica: 1 blocagem, elos extras de corrente, kit de ferramentas, 1 gancheira, 1 pneu (kevlar, enrolado), 1 bomba de ar (no quadro).
Eletrônicos: celular, carregador celular+gps (usb), gps, ipod, carregador ipod, câmera, carregador câmera, farol + pack de baterias, carregador do farol.

A lista inclui a roupa que eu estava usando quando sai de casa (calça, casaco, etc). Se eu fosse re-fazer a bagagem, eu tiraria algumas coisas, e acrescentaria uma bermuda de ciclismo a mais. Ah.. não incluso acima estava a mochila de hidratação com um streamer de 3L. Alguns poucos itens acima iam na mochila (corta-vento, capa de chuva), por uma questão de acessibilidade.

Algumas explicações:
- Cada roupa de ciclismo foi usada duas vezes. Ao chegar nas pousadas, colocávamos a roupa para arejar e daí dava pra usar mais uma vez sem estar muito nojenta. E no meio da viagem lavamos algumas.
- Roupas normais eram pouco utilizadas, apenas algumas horas entre o chegar e o dormir, então dava para reutilizar tb sem problemas. Além do mais, não fazia calor no final da tarde/noite.
- Levei uma segunda a pele a mais sem necessidade. No começo eu estava usando a segunda pele nas primeiras horas do dia porque estava frio. Depois vi que o corta-vento funcionava até melhor.
- Acho que poderia ter usado um casaco que ocupasse menos espaço (o que levei tinha até capuz).
- Eu não levei, mas um tênis de nylon/lona poderia ter sua utilidade... o Pedro levou um all-star. Eu usei mais o chinelo mesmo (em um dia sai de chinelo com meia! fica estranho mas e daí?!).

Update 1: Usei como referência o guia do Olinto para montar a bagagem. Algumas coisas levei a mais porque tava sobrando espaço :-). Os eletrônicos foram um caso a parte... tentei reduzir ao máximo.

Um comentário:

  1. O lugar é fantastico,ja fiz um pedaço dela de carro, a aventura de bike deve ser animal. Muito bem narado o texto. parabens abraççços

    ResponderExcluir