segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Trilha da Costa da Lagoa em Floripa

O fim de semana seria em Floripa pois já fazia algum tempo que eu não via minha mãe. Bom... como já está se tornando um hábito, se vou de carro, a bike vai em cima (do carro é claro!). Além disso, domingo de manhã é dia de pedalar, ainda mais quando as condições meteorológicas facilitam. Já programando o pedal de domingo, durante a semana visitei um site muito legal de um pessoal de MTB de Floripa chamado trilhasbr, e de lá baixei um track de GPS para um passeio. Fiquei em dúvida entre algumas opções, mas acabei me decidindo pela "Trilha da Costa da Lagoa - Ratones - Rio Vermelho - Vargem Grande". Parecia (e é) um roteiro legal, diferente, e a distância embora "pequena" para os padrões daqui, era uma das maiores (27km total, 21km "pedaláveis").

Com tudo já arrumado, sai no domingo de manhã de carro da casa da minha mãe, até o local indicado para o início do roteiro. O tempo estava bom, sol, mas com algumas nuvens, e um ventinho frio, mas suportável. O roteiro começava com alguns poucos metros de asfalto, que viravam uma estrada de chão, que virava uma trilha... e ai saía daqueles 21km pedaláveis! 

E dá-lhe empurrar/carregar bike morro acima (a foto não dá uma noção muito exata, mas não tinha como pedalar morro acima). Mas o esforço vale a pena, e em pouco tempo a visão da lagoa começa a aparecer.



A trilha começa a ficar pedalável também. Não por toda a sua extensão, mas por parte dela. Claro que o nível técnico (leia-se: coragem) do ciclista não era grandes coisas, então pedalei menos do que deveria ser possível. A trilha terminava em um caminho ao longo da costa da lagoa, que dava acesso aos restaurantes a beira d'água e aos "pontos" de barco.



Conforme descrito no TrilhasBR, chegando na costa da lagoa, se pega um dos "diversos barcos que fazem esse serviço" para atravessar para o Rio Vermelho. Bom... os "diversos" não são tantos assim, esperei pelo menos uns 40min, quando a atendente de um dos restaurantes me informou que o próximo barco só sairia as 11:30h (e eram umas 10 e pouco!). Por sorte tinha um pessoal nativo que precisava ir até o Rio Vermelho e que iriam pegar um barco emprestado para fazer a travessia, e eu poderia ir com eles. Coloquei a bike no barquinho e lá fomos nós batendo um bocado porque o vento estava deixando a lagoa bem ondulada. Por sorte o percurso era curto, então não precisei do meu dramim :-).



Chegando no Rio Vermelho, segui pela rodovia até o acesso a Vargem Grande. Sobe morro, desce morro, e procura a trilha escondida entre as grades de duas propriedades. Novamente uma subida de trilha sem chances de pedalar.



Lembram daqueles 6km não pedaláveis? Acho que a maior parte deles estava nessa trilha... E embora estivesse sol, e seco na maior parte do percurso, a trilha tinha alguns atoleiros. Pelo menos boa parte da descida era pedalável. Ao terminar de subir o segundo morro, a vista se abre para a parte da ilha com vista para o continente.


Terminei de descer a trilha e peguei um pouco de estradas de chão/asfalto de volta ao local onde tinha deixado o carro. Com o atraso do barco, eu já estava passando da hora programada para o almoço, então tinha que voltar logo, então era colocar a bike no carro e se mandar. Só que no caminho, já de carro, ao chegar na rodovia que me levaria para o centro vi dois speedeiros que pareciam com problemas. Dei uma buzinada, perguntei se tava tudo bem, e disseram que não, e pediram carona. Como bom ciclista camarada, fui ajudar os caras e fui levar eles em casa. Por sorte deles eu estava com o rack traseiro, então ficou facil colocar as duas bikes no carro. Mas como eu havia dito pra eles, eu iria registrar o evento :-)


Deixei eles em casa e voltei correndo, porque já passava das 13:30h e o pessoal em casa deveria estar brabo de fome e me esperando. Chegei em casa, como diria um amigo nosso: "sujo, cansado, mas feliz". Mês que vem deve ter mais aventuras em Floripa. Pelo menos eu espero :-).

Um comentário: