domingo, 18 de maio de 2014

Carretera Austral 2014 - Villa Amengual até Parque Queulat

(23/1) Depois de uma boa noite de sono acordamos para um dia nublado e frio, mas com pouca chance de chuva, o que nessa altura já era uma tremenda de uma boa notícia. Após o ritual matinal de preparação para partida, saímos e encontramos outros cicloturistas na rua, que estavam hospedados em outra pousada. É sempre legal, esse breve momento de troca de experiências, ainda mais quando conversamos com cicloturistas bem mais experientes, como o casal que estava vindo dos estados unidos, e o pessoal que estava fazendo a carretera de bike reclinada (deve ser dificil nas estradas com muitas pedras!). Uma última paradinha na praça da cidade e pegamos a estrada.

 (sem chuva é bem melhor...)
(saca só o "acessório" em cima do alforge!)

O roteiro do dia estava variado... seguiríamos por uma estrada asfaltada até a bifurcação para Puerto Cisnes, e de lá pegaríamos o rípio novamente e cruzaríamos uma montanha em direção a Puerto Puyuhuapi, que fica um pouco depois do Parque Queulat, dois possíveis destinos do dia. Ou seja, ainda tínhamos uma decisão a tomar :-).

O começo do pedal foi bem tranquilo e a estrada tinha bem pouco movimento, então acabou cada um seguindo num ritmo diferente, mas fazendo as paradas para reagrupar. Chega a ser repetitivo, mas novamente passamos por um vale bem bonito e amplo, cruzamos um pequeno monte e entramos em outro vale, só que bem mais estreito e com a estrada sinuosa. Próximo ao final desse vale paramos em um pequeno refúgio próximo ao rio para um lanche. Apesar da natureza exuberante, tivemos até então pouco contato com animais que não aves, então foi uma certa surpresa avistar uma raposa cruzando a estrada em plena luz do dia. Pena que não deu para fotografar.

 (Garoto Propaganda Pedale Bikes/Specialized (R) )


Saindo do refúgio aproveitamos os últimos quilômetros de asfalto até a bifurcação para Puerto Cisnes. Nessa bifurcação encontramos também alguns(as) mochileiros(as) em busca de carona em direção a Puerto Puyuhuapi. Desejamos sorte a eles e seguimos, agora sim, morro acima! O tempo e o esforço para subir colaboraram para fazer a temperatura subir, e tirei o casaco. Apesar da inclinação de bem menos trabalho para vencer essa passagem do que eu havia imaginado! Ao nos aproximarmos do topo, esfriou bastante e pegamos um pouquinho de chuva, o que já era um pouco de se esperar dada a umidade vinda do mar do outro lado.

 (começo da subida)
(Calor!)
(Frio!)

A descida foi bem longa e sinuosa, mas ao terminá-la ainda estávamos a algumas dezenas de quilômetros do destino. Dada a hora (acho que umas 3 da tarde) o grupo achou melhor dar uma parada e preparar um almoço e assim o fizemos próximo a um riacho. Aproveitamos também para discutir o destino do dia, pois tínhamos duas opções: seguir até Puerto Puyhuapi ou acampar no Parque Quelat que é onde fica o Ventisqueiro Colgante (literalmente "Geleira Pendurada"). Durante a viagem o Rafael manteve contato com um amigo cicloturista polonês e combinaram de se encontrar em Puyuhuapi, mas eu, o Pedro e o Mildo queríamos aproveitar a última chance de acampar e visitar o parque, então decidimos nos separar e nos encontrar no dia seguinte para seguir viagem.

Seguimos viagem após o almoço e até voltamos a nos encontrar com o nosso amigo, o "Pacífico" (sim... o oceano :-) ). Uns poucos quilômetros antes da entrada da parque já é possível avistar o Ventisqueiro da estrada, e é incrível, decididamente queria acampar por lá! Chegamos na entrada do parque e nos despedimos até o dia seguinte. O Rafael aproveitou a companhia de um ciclista que também seguia para Puerto Puyuhuapi e o resto do grupo seguiu para o Parque. A portaria fica a apenas 1 km da estrada, e paramos lá para comprar os ingressos de entrada e pagar o camping. Aliás... isso é legal, porque o próprio parque oferece camping com água, um pequeno abrigo e banheiro com chuveiro quente (não tem eletricidade no entanto). Outra novidade é que o camping funciona por "site", ou seja, o parque tem 10 áreas para camping, e vc paga por área, não importando quantas barracas/pessoas são (acho que cada área deve dar para até umas 5 barracas), então acabamos pagando bem pouquinho por pessoa.

 (Ventisqueiro Colgante!)
 
(Pacífico :-)

Chegando ao nosso site, armamos logo acampamento, desequipamos as bikes e seguimos para a entrada das trilhas que levam aos mirantes do Ventisqueiro. Infelizmente o tempo começou a virar,  e até choveu, o que nos fez adiar a caminhada mais longa até o dia seguinte embora tenhamos feito algumas trilhas bem curtas. Até tivemos que nos proteger da chuva em um centro de visitantes e esperar diminuir para voltarmos ao acampamento. Só então tomamos banho (sim, havia áqua quente mesmo!), preparamos o jantar e dormimos ao som de um leve chuvisco.

 (carona na entrada do parque!)
(nosso "sítio"!)


Resumo do dia: 71km com 910m de altimetria. Track aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário