sábado, 24 de maio de 2014

Carretera Austral 2014 - La Junta até Villa Santa Lucia

(25/1) Seguindo a roleta que é o tempo nessa região, amanheceu com sol, o que tornaria o dia um pouco mais interessante. O trecho de hoje seria mais ou menos fácil: uns 68km e com altimetria baixa. Mas, como já aprendemos, não se pode subestimar a Carreteira, e haviam nos dito que esse trecho estava ruim devido a obras.


Tomamos café na hospedaria, arrumamos as coisas, e partimos. Fizemos uma breve parada na praça central, e depois na ponte na saída da cidade. Logo após a ponte vimos que o negócio da obra era sério! Eu havia aprendido em outra viagem, que ao contrário do que eu imaginava, uma estrada em obra não é algo entre uma estrada boa e asfaltada e uma estrada de terra, e sim algo muito pior! No trecho de hoje, a estrada estava naquela fase onde é feito um leito de pedras, que somente depois de bem assentadas servirão de base para o asfalto. As pedras soltas tornam a direção mais difícil e acabamos olhando mais tempo pro chão do que para paisagem :-(. E para completar, ainda haviam as placas: "em obras nos próximos 15km". Depois de percorridos os 15km, encontrávamos outra: "em obras próximos 20km"!!! Em resumo, estava o trecho inteiro em obras!

 (aqui ainda estava bom...)
(vai começar...)
 (começou!)
 (mas o dia estava fantástico!)

Apesar disso, o tempo estava agradável, e até mesmo "quente", para os padrões patagônicos é claro! Por conta do terreno acabou cada um seguindo num ritmo diferente. Com uns 40km percorridos paramos em uma pequena vila chamada Villa Vanguardia. Pequena mesmo... tipo umas 6 casas, e para nossa sorte, uma vendinha/restaurante. Optamos por cozinhar, mas compramos suco e cerveja na vendinha :-).

 (saindo de Villa Vanguardia)

Depois de alimentados e de um breve descanso voltamos para a estrada. Alguns quilômetros mais a frente encontramos a confluência dos rios Palema e Frio, e por coincidência completamos também 1000km de pedal! Mais um bocado de quilômetros de tremedeira e chegamos em Villa Santa Lucia. A vila é pequena também, mas tivemos alguma sorte e conseguimos uma cabana legal. A água quente foi um problema, pois não havia pressão suficiente para fazer o aquecedor funcionar, e acabei indo tomar banho na casa do dono das cabanas. Fizemos algumas compras e a noite cozinhamos! Ah... O casal de israelenses que havíamos conhecido em Villa Amengual chegou de carro e se hospedou na cabana vizinha, e pudemos conversar mais um pouquinho.

 (Confluência dos rios Frio e Palema)
 (1ooo kms!)
(momento coca-cola, só que com água!)
 (Praça de Villa Santa Lucia)
(nossa cabana)
(pensa numa corrente suja...)

Resumo do dia: 70km com 670 de altimetria. Track aqui.

Um comentário:

  1. Bom dia Christian Lyra, esse tracklog não está liberado. Abraço e muito obrigado pelas informações!
    andre_msouza@yahoo.com.br

    ResponderExcluir