sábado, 24 de maio de 2014

Carretera Austral 2014 - Parque Queulat até La Junta

(24/1) Choveu durante a noite, mas melhorou pela manhã. Ainda nublado, mas bom o suficiente para arriscarmos fazer a trilha até o mirante do ventisqueiro, então tomamos um café e partimos para a trilha.

 (molhou um pouco...)
 (mesa do café da manhã)
(começo da trilha)

A trilha não é muito longa: um pouco mais de 3kms do começo até o mirante. Subimos num ritmo médio e em uns 50 minutos chegamos no mirante. O local é muito legal, e ficamos uma meia hora admirando a geleira pendurada. Se tivesse sol teria sido ainda mais espetacular, pois o azul faria um contraste melhor com o gelo, em vez do nublado. Mas mesmo assim valeu muito a pena!

(com o amigo imaginário!)

A descida foi mais rápida e retornamos ao sítio 3 para desmontar acampamento. Tivemos que guardar as barracas sem estarem totalmente secas, o que não é legal. Seguimos para Puerto Puyguapi contornando a baía por uma estrada que fica esprimida entre o morro e a água. A cidade é bastante simpática, e teria sido o local ideal para um dia de descanso. Embora a cidade seja bem pequena, ela possui um lodge bem luxuoso! Encontramos o Rafael, que nos esperava lendo um livro na praça e decidimos almoçar antes de seguirmos viagem.

 (Puerto Puyuguapi ao fundo)
 (piscicultura?)

No trecho logo após a saída da cidade passaram por nós vários caminhões pesados carregando pedras, sinal de que existe uma obra grande por perto. Mais adiante encontramos ela: estão asfaltando esse trecho da Carretera. Por uns 10kms fomos brindados com um asfalto lisinho e socamos a bota, o que deve ter diminuído o tempo de pedal do dia em uns 40 minutos pelo menos. Mas a alegria durou pouco e voltamos para o rípio.


Chegamos em La Junta um pouco mais tarde do que normalmente temos chegado nos outros lugares e o frio tinha começado a ficar mais forte. Em pouco tempo conseguimos nos hospedar, e para nossa sorte a pousada tinha um gramado legal nos fundos e um varal onde pudemos pendurar as barracas para secar. Mais tarde saímos para dar uma volta e jantar, e encontramos um pequeno restaurante do tipo "BB" (Bom e Barato :-) ), onde matamos o que deve ter sido o maior "lomo a lo pobre" da viagem (bife, ovo, batata frita e cebolas). Faltou uma Calafate Ale, mas até que o suco de framboesa natural foi um bom substituto! Devidamente alimentados, cama porque amanhã tem mais!


(hein?!)


Resumo do dia: 6.1km de trekking + 69km com 500m de altimetria de bike. Tracks aqui e aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário