domingo, 6 de abril de 2014

Carretera Austral 2014 - Cochrane até Puerto Bertrand

(15/1) Como haviámos vencido um trecho grande no dia anterior, quebramos a próxima etapa em dois dias, então o dia seria mais curto e poderiamos sair mais tarde. Aproveitamos a manhã para fazer mecânica. O problema do meu freio é que havia caído o parafuso que segura o adaptador de freio. Pensa na trepidação para isso acontecer :-). Eu havia levado parafusos para os bagageiros e não me toquei que o parafuso para o freio era diferente! Sorte que o Mildo tinha esse parafuso salvador! (#ficaadica). Durante o reparo fiz algo bem idiota, e prendi o dedo no disco de freio e quebrei a unha do indicador ao meio. Pense na dor! Fiquei com aquela sensação de que poderia ter passado sem isso... Mas ok, isso é a Carretera! O que é uma unha a menos? :-)


Aproveitamos a saída tardia para cozinhar e almoçar na cabana. Muito tempo disponível e quase nos atrasamos! Não tínhamos hora para sair, mas o banco tem horário de "siesta" e precisávamos trocar dólares. Saímos na pressa, e conseguimos pegar o banco aberto ainda. Ao contrário da Argentina, o câmbio oficial é melhor do que o da rua, então vale a pena trocar no banco.

 
("chefs" em ação!) 

Na saída da cidade paramos para mais uma compra de mantimentos e foi a vez de dar problema na bike do Mildo, freio também. Mas ajeitamos também com a ajuda de um alicate.

O trecho do dia já começou difícil, logo com umas três serras no caminho (o vale do Rio Baker). E ainda por cima com trechos em obras, o que tornou o terreno mais dificil e com mais poeira. Paramos em um local identificado com a confluência dos rios Baker e Neff (tinha que andar muito... não fui conferir :-) ). As pedras no caminho fizeram mais uma vítima: o pneu dianteiro da bike do pedro rasgou! Mas uma agulha e fio dental é tão util quanto silver-tape, e ele costurou o pneu (que rodaria pelo mais mais uma centena de quilômetros!). Remendo feito e seguimos viagem.






 (praticamente um alfaiate!)
(que tal? iria rodar muitos kms ainda!)

Nesse trecho tivemos poucos pontos de água e o sol resolveu aparecer para castigar. Paramos em um pequeno museu/haras para pedir água. O museu estava fechado, mas havia uma casa no mesmo terreno e a senhora que cuida do local nos deu água. A estrada que já não estava lá muito legal, resolveu piorar um pouquinho e começamos a pegar vários trechos com costelas de vaca... Se ainda tinha alguma coisa no meu rim para descer, deve ter acabado nesse trecho, e rolou mais um xixi escuro. Definitivamente preciso tomar mais água!

 (chegada a Puerto Bertrand)


Mais um pneu furado do Mildo e finalmente chegamos em Puerto Bertrand. Uma pequena vila  bem inclinada pois o trecho de terra próximo ao rio é pequeno e ela avança morro acima. Poucas opções de hospedagem, mas acabamos tendo sorte e conseguimos uma cabana bem legal. Banho e resto do almoço na janta. Apesar de relativamente curto (56km) foi um trecho exigente fisicamente. Mais teríamos um merecido descanso.


(nada mal hein? A cabana e a vista!)


Resumo do dia: 56km, 800m de altimetria. Track aqui (sim.. perdi um pedaço!)


Um comentário: