segunda-feira, 21 de abril de 2014

Carretera Austral 2014 - Coyhaique até Villa Manihuales

(21/1) Saimos de Coyhaique com um tempo meia boca, e encaramos uma boa subida logo no início. No topo da subida haviam 3 turbinas eólicas o que não era muito encorajador, já que era promessa de vento! Não pegamos vento na subida mas ele veio forte na descida! Ainda bem que durou pouco tempo, e assim que descemos do outro lado do vale ele acalmou. Nesse trecho tinhamos duas opções de caminho: a primeira seguia por estradas de rípio e a altimetria era maior, a segunda opção seguia pelos vales dos rios Simpson e depois Manihuales, e apesar de ser uns 10 a 15kms maior, prometia ser mais fácil pois era tudo asfalto, então acabamos pegando a segunda opção.

 (saída da cidade)
(Coyhaique ao fundo)

Na descida do vale do rio Simpson passamos pelo único túnel da viagem. A estrada liga Coyhaique ao porto de Aysen, então havia um movimento chato de caminhões e havia pouco acostamento, o que exigiu um pouco mais de atenção mas seguimos sem sustos! Por volta do km 40 paramos em uma espécie de restaurante que atendia a ônibus trazendo os turistas dos cruzeiros que paravam em Aysen. Não serviam almoço, mas sim uma mesa de petiscos e vinhos. Momento chique da viagem... o patê de salmão defumado estava muito bom :-). Ao chegarmos havia uma excursão embarcando no ônibus e 4 caras de bikes carregadas viraram atração, e tiramos algumas fotos com outros turistas.

("ônibus" transformado em lanchonete, mas estava fechado)

Devidamente alimentados seguimos viagem debaixo de uma leve garoa. Chegamos na bifurcação Aysen/Manihuales e entramos no vale do Rio Manihuales. O tráfego de caminhões praticamente sumiu e pudemos curtir melhor a paisagem. Apesar de um pouco frio, o pedal rendou, já que o asfalto estava bom e apesar de estarmos ganhando um pouco de altura, o relevo era suave.
 (sim... tava frio!)

Chegamos em Villa Manihuales, e apesar de simples e sem muitos atrativos, era simpática. Ficamos em um hostel legal e bem novinho, com os quartos e uma sala de estar no segundo andar, e um pequeno restaurante embaixo, onde jantamos mais tarde.

 (Na vila existe uma "casa de ciclistas", mas não ficamos lá)


Resumo do dia: 90km com 650 de altimetria. Track aqui.

Um comentário: