sábado, 15 de outubro de 2011

Curitiba - Estrada da Limeira - Garuva

Feriado dia 12 de outubro se aproximando e aquela vontade de fazer um pedal 3d! Quase desisti ao ver a previsão de tempo, que não era das melhores, mas o Pedro me convenceu a fazer o pedal proposto por ele, e que ainda era inédito pra nós: descer a 277, pegar a estrada da limeira e ir até Garuva. Acertamos os últimos detalhes na véspera e combinamos de sair de Curitiba as 7h da manhã. Saímos de Curitiba com um tempo bem fechado, mas não estava muito frio, e nem chovendo. No percurso até o pedágio um sol fingiu que ia sair, mas ficou por isso mesmo, e voltou a ficar bem nublado. Coloquei um corta-vento e toca descer a serra em velocidade!



Chegamos na entrada de Morretes um pouco antes das 10h, e paramos para fazer um lance num posto de gasolina, já que não sabiamos o que iríamos encontrar na Limeira. Um pouquinho mais de asfalto e logo chegamos na entrada da estrada. Mesmo antes de entrar nela, já era possível ver o estrago que a chuvas haviam causado na região: várias partes dos morros carecas por causa de deslizamentos! O pedal pela Limeira é bem agradável. Cruzamos vários rios (alguns com pontes improvisadas, e outros sem ponte, como o abaixo), subimos a única serra do percurso, que tem uma inclinação meio forte, mas com um pouco de paciência não é difícil de vencer os ~5km de subidas. Curtimos a merecida decida da serra e encontramos alguns ciclistas de Curitiba no caminho. Voltamos a encontrar o grupo inteiro na parada para o "almoço" no boteco as margens do rio Canasvieira.


Saindo do boteco o caminho é praticamente plano até Garuva. E no caminho ainda passamos por essa ponte pensil:




O trecho até Garuva, apesar de não ser curto, é tranquilo de fazer, tanto que mal percebemos quando passamos dos 100km percorridos.  E o tempo feio acabou nos ajudando, pois não choveu, não estava um sol de rachar na cabeça e a temperatura estava agradável. O único "problema" que enfrentamos no caminho foi a corrente da minha bike que arrebentou um link. Mas foi facilmente remendada com um power link que eu havia levado.
Chegamos em Garuva com 133km percorridos. Trocamos a camiseta, fizemos mais um lanchinho na rodoviária e logo encostou chegou um ônibus Catarinense que nos levaria de volta para Curitiba.

Track aqui.

5 comentários:

  1. OPAZ, essa eu quero ir pra conferir os estragos da chuvarada... região muito bonita... esse ano o plano era subir a TORRE DA PRATA (vcs passaram do ladinho), mas os deslizamentos destruiram a trilha e até mesmo a fazenda de onde se iniciava a caminhada.

    intepz,

    JOPZ

    ResponderExcluir
  2. Nossa,
    Que vontade de fazer um passeio destes, voltar no tempo. Quando jovem eu ia para o trabalho, para as compras e passeios de bicicleta. Depois, fui descuidando e virei uma sedentária. Hoje, aposentada estou pensando em comprar uma bicicleta e levar o marido para uma vida em duas rodas.
    Amei o seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina,

      Então... Voltar a pedalar é fácil. Comece devagar, mantenha alguma regularidade e rapidinho vc estará se surpreendendo com as distâncias que conseguirá fazer. Que bom que vc gostou do blog :-).

      Excluir
  3. Boaa, utilizei esse relato como base pra ir pedalar na limeira, mas não pedalamos desde curitiba... fizno carnaval de 2012.... aqui tem o meu relato http://matomorroecia.blogspot.com.br/2012/09/estrada-da-limeira.html
    agora em 15 de novembro retornaremos a limeira... dessa vez pedalando
    desde curitiba

    ResponderExcluir