segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Lagoa do Peri - Sertão do Ribeirão

Domingo em Floripa, e dando continuidade a série "TrilhasBR" fui fazer esse roteiro. Realmente, como eles descrevem, tem de tudo: trilha com raízes de árvores, trilha com areia, asfalto, estradas rurais, e subidas e descidas bem inclinadas. E tudo isso em menos de 30km! Dessa vez deixei o carro no local indicado pelo site, em um posto no final da SC-405. Saindo do posto, percorri um trechino de asfalto, entrei em uma pequena rua e de repente trilha! Logo no começo da trilha já é possível avistar a lagoa, mas em seguida a trilha entra no meio de uma vegetação mais fechada. Como havia chovido no dia anterior, tinha um pouco de lama, e raízes escorregadias na trilha (nota mental: aprender a pedalar sobre raízes). Em seguida chega-se em uma área mais aberta, com algumas prainhas de areia e, no dia pelo menos, com muitos banhistas. Saíndo dessa área, segue mais um bocado de trilhas, mas dessa vez bem abertas e com um pouco de areia. Mas boa de pedalar.

Ao fim da trilha da lagoa voltei ao asfalto e segui e em direção ao Pântano do Sul, mas em vez de ir até a praia o roteiro pega uma estrada em direção ao Sertão do Ribeirão, uma região cheia de morros que separa o lado do oceano do lado do continente no sul da ilha de Florianópolis. De repente as subidas ficam bem íngrimes e dá-lhe coroinha para vencer as ladeiras. Um pouco de lama lá em cima, paisagens bem bucólicas e um downhill daqueles que termina no Ribeirão da Ilha.

E no final do pedal, um pouco de paralelepípidos (sem problema... full-suspension), asfalto, e corre que vem chuva!