quinta-feira, 29 de julho de 2010

Estrada Real: Ouro Preto a Paraty - Dia 4

Conseguimos dormir apesar do sino! Tomamos café um pouco mais tarde do que o usual (isso vai começar a se tornar uma constante...), e fomos fazer a preparação para o pedal do dia, ou seja, comprar água, lanche para o caminho, etc. Abaixo a igreja dos sinos em Cruzília.



Na programação original o quarto dia seria o mais pesado, no entanto, como adiantamos um trecho no dia anterior esse dia ficaria mais "leve" e seria o nosso dia de "descanso". A dificuldade desse trecho é o fato de que são quase 50kms desertos, sem bares ou cidades no meio do caminho, e pra completar o sol estava forte!




O primeiro trecho do caminho foi tranquilo e chegamos no meio do caminho, a fazenda Traituba, ao meio dia. A fazenda já foi uma pousada, mas fechou. Chegando nela pedimos licença ao pessoal de lá e usamos uma espécie de coreto como ponto de descanso, e lanchamos na sua sombra. Enquanto lanchavamos vimos um ciclista passar pela estrada, e acenamos e gritamos para ele, mas ele não nos viu. Devia estar com fones de ouvido.




Mais sol, mais subidas em direção a Cruzília. É impressionante a capacidade desses mineiros em espremer subidas em trechos tão pequenos. No começo eu até pensava "ufa, 1km para chegar no asfalto, essa deve ser a última súbida", ledo engano. E em Minas, a curva é inimiga da esperança (não... a subida não acaba depois da próxima curva).



Chegamos em Cruzília e encontramos o ciclista que passou por nós em um bar: um japonês chamado Bruno e  estava indo de Diamantina para Paraty. Ele estava realmente com fones de ouvido, e no momento que passou por nós estava irritado porque havia se perdido e estava rodando já a uma hora procurando o caminho certo. Seguimos até a igreja matriz, encontramos o Bruno novamente, conversamos um pouco e nos despedimos pois ele iria continuar até Caxambu e nós iríamos ficar em Cruzília mesmo.




Nos hospedamos, aproveitamos o tempo para lavar uma roupa (eu tinha uma calça só, lembram? :-) ), lanchamos, fizemos as compras pro dia seguinte e acessamos a Internet para colocar em dia os emails. Mais tarde jantamos, e comemos a melhor picanha (no arado) da viagem. Por fim colocamos os eletrônicos para carregar (GPS, celular, farol e IPOD) e cama!

Resumo do dia: "apenas" 60km com 1147m de subidas
Locais: Carrancas, Fazenda Traituba, Cruzília.

Um comentário: