quarta-feira, 28 de julho de 2010

Estrada Real: Ouro Preto a Paraty - Dia 0

Desde que eu fiz o circuito Vale Europeu coloquei como meta fazer também a Estrada Real. Comprei o guia da ER do Olinto, li alguns relatos, e comecei a procurar companhia para a aventura. Finalmente consegui percorrer a ER, e em um momento que eu nem esperava... Segue o relato da aventura. O dia "0" se refere aos poucos dias que antecederam o pedal propriamento dito.

Em julho eu normalmente tiro alguns dias de férias e viajo (de carro) com minha esposa, mas esse ano, por uma série de fatores isso não aconteceu. Meu amigo e colega de trabalho também iria tirar alguns dias e também viajaria com a esposa e a viagem dele também não aconteceu. Começamos então a programar alguma viagem juntos. O que seria algo mais simples, como descer a serra do Corvo Branco em Urubici, virou algo bem mais ambicioso: a Estrada Real. Por fim, a apenas 3 dias do que seria o início da viagem, decidimos fazer mesmo a ER, e as esposas que a princípio iriam de carro de apoio não iriam mais nos acompanhar, então seria uma viagem na base de ônibus e alforge!

Com as passagens Curitiba-Belo Horizonte compradas na sexta de manhã, e embarque para o Domingo a noite, não sobrou muito tempo para planejar/arrumar muita coisa. Eu tinha dois pares de alforge então emprestei um pro meu amigo. Tirei os pneus slicks da minha Giant e coloquei pneus de XC, tirei o garfo e instalei a recem chegada suspensão Manitou R7-MRD, catei o que eu tinha de peças sobressalentes e que poderiam ser úteis na viagem: elos de corrente, blocagem, e um pneu (mais sobre peças em um post futuro). Quanto ao roteiro, seguiriamos as planilhas do Olinto e/ou os tracks de GPS do Instituto Estrada Real. Fiz fotocópias das planilhas do Olinto para poder recortar e levar no guidon. Procurei ser o mais econômico possivel na bagagem (e fui!), ainda assim a bike ficou com um peso total de 25kg (bike + bagagem é claro!).

E assim, no domingo a noite, rodoviária cheia, embarcamos para Belo Horizonte em um ônibus leito da Cometa. Encontrei no ônibus um professor meu dos tempos da Educação Física na UFPR, e batemos um papo durante a viagem. Chegamos em BH e menos de uma hora depois já estávamos no próximo ônibus com destino a Ouro Preto. Ao chegar, desembalamos as bikes e fomos em busca de lugar para ficar.


Era alta estação em Ouro Preto então os preços de pousadas estavam um pouco inflacionados. Acabamos por achar uma pousada barata (30 por pessoa) bem simplinha, mas que iria quebrar o galho. Saímos para comprar água/frutas para o dia seguinte e tirar algumas fotos da cidade. Mais tarde, após um PF de janta fizemos o planejamento para o dia seguinte e fomos dormir.


Praça Tiradentes acima, e vistas da janela da pousada abaixo.


4 comentários:

  1. Pedalzinho de última hora?

    Manda logo o relato dos demais dias :D

    ResponderExcluir
  2. OPAZ, nada como uma super aventura dessas pra gente aprender a arrumar as tralhas... se possivel mande imagens do material que carregou pela estrada afora...

    ResponderExcluir
  3. Jopz, como vc vai ver em seguida, eu levava dois alforges laterais e um em cima do bagageiro. Em um alforge lateral coloquei as roupas de cliclismo + chinelo, e no outro roupas + higiene. No top foram os eletronicos (carregadores), peças sobressalentes e coisas que precisava pegar com mais frequencia (protetor solar :-) ).

    ResponderExcluir