sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Lagos e Vulcões 2016 - A Preparação

Ao final da viagem da Carretera Austral ficou a vontade de "emendar" uma próxima viagem a partir de Bariloche. Mantendo o ritmo de uma viagem "maior"* a cada 2 anos, esse era o ano de matar a vontade! Infelizmente os parceiros de outras viagens não poderiam participar dessa e fiquei em dúvida se faria sozinho ou não. Por sorte fiquei sabendo que um amigo iria pra mesma região e que poderia dar certo de juntarmos os planos de viagens, e deu! Precisei alterar a data que originalmente tinha pensado e o ponto de partida já que eu tinha planejado iniciar em Bariloche, mas ele já tinha passagens compradas para Puerto Montt!

Conversei com o Tui e começamos a ajustar o roteiro de viagem, e ficou combinado de iniciarmos em Puerto Montt, ir para Puerto Varas, fazer o "cruce andino" para Bariloche, subir a rota dos Sete Lagos e chegar em Pucón. De lá ele e a Mariah voltariam de ônibus para Puerto Montt e eu voltaria pedalando já que eu havia me programado para isso e comprado a passagem de volta dois dias depois que eles. Alguns dias antes da viagem, a Gleyce percebeu que quando eu troquei as datas na planilha com o roteiro, alterei apenas o dia, mas mantive o mês, em vez de alterar tudo. Resultado: "ganhamos" dois dias a mais de viagem, por conta de originalmente ter feito os cálculos considerando que fevereiro terminava no dia 29 e que janeiro terminava no dia 31 (explico: a viagem ia começar no carnaval e terminal na primeira semana de março, e foi mudada para começar em janeiro e terminar no carnaval). Acabou sendo bom porque ganhei mais dois dias "reserva" e que de fato os usaria!

(tudo pronto para embarcar!)

Com exceção dos últimos dias, fiz um roteiro mais tranquilo e com uma quilometragem menor por dia e acho que acertei bem na dose. Mesmo com os dias mais longos da região, não precisar iniciar o pedal muito cedo, e chegar no destino com bastante tempo de luz restante foi bom e permitiu que a gente curtisse mais cada lugar. Além disso, o roteiro previa uma certa flexibilidade e poderíamos alterá-lo no meio do caminho.

* 20 dias não é exatamente uma "grande" viagem, mas para os pobres mortais com 30 dias de férias por ano até que é...  :-).



Um comentário:

  1. Belo roteiro Lyra!! Fiquei muito afim de dar um CNTRL-C! Quando eu crescer quero fazer essa, parabéns!

    ResponderExcluir