domingo, 13 de abril de 2014

Carretera Austral 2014 - Rio Tranquilo até Acampamento Selvagem

(18/1) Contrariando o tempo do dia anterior, amanheceu com sol e uma temperatura amena. Bem descansadas, conseguimos arrumar as coisas e sair relativamente cedo. Fizemos uma paradinha no local com rede wifi aberta para usar a internet, já que ficariamos o resto do dia sem. A nossa próxima parada seria a Villa Cerro Castillo, mas como ficava a uns 130km de distância, optamos por fazer o trecho em duas etapas, o que exigiria um acampamento "selvagem" no meio do caminho.


O dia estava perfeito e começamos o pedal margeando o Lago General Carrera . Foi um pedal bem contemplativo e fizemos várias paradas para fotos. Após passarmos por um "braço" do lago, onde fica a "Baia Murta", a Carretera se afasta do lago e entra em um vale muito bonito também. Pegamos um pouquinho de vento contra, mas com todo o resto correndo tão bem, não chegou a atrapalhar.

Após uns 45km rodados paramos na beira de um rio para almoçar e esquentamos o risoto da noite anterior. Para acompanhar ainda tivemos umas latinhas de cerveja levadas pelo Rafael e geladas nas águas do rio!

 (buscando a cerveja na geladeira :-) )

De volta ao pedal nos preparamos para o chefe de fase do dia, ou seja, uma serra. Essa tinha o formato de "degraus", alternando trechos de inclinação forte, com trechos pouco inclinados. Mas até que deu pouco trabalho e subimos numa boa. No topo da serra fica a Laguna Cofré, e eu havia lido que seria um bom lugar para procurar um cantinho para um acampamento selvagem. Bom.. não achamos nenhum lugar legal, então seguimos em frente. Encontramos alguns cicloturistas viajando no sentido contrário e eles nos falaram de uma propriedade mais adiante onde poderia haver um bom lugar para acampar.

 (pegando informações)

Por volta do km 70 encontramos a tal propriedade. Uma casa, dois galpões e algum maquinário. Pedimos permissão para o proprietário que nos deixou acampar no terreno. Escolhemos um lugarzinho mais afastado da casa e mais próximo ao rio. Não era nenhuma maravilha, mas atendia aos requisitos básicos, então armamos as barracas, cozinhamos e deitamos cedo, para nos livrarmos logo dos mosquitos.




Resumo do dia: 71km com 840m de altimetria. Track aqui.

5 comentários:

  1. Muito foda, to anotando. Obrigado por compartilhar tudo isso.

    Além de pesquisas na internet vocês usaram algum mapa ou guia específico (como o do Guilherme Cavalari, por exemplo) para planejar?

    Quantas horas em média de pedal por dia?

    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Putz, lembrei que usou o guia do Cavalari, mencionou no post da preparação. Além disso, algum mapa rodoviário? Locais como Puerto Bertrand eu busco no google maps e ele não acha. Consegui achar eu mesmo, vasculhando trechos da Ruta 7 com um zoom bem próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usei os mapas do proyecto mapear para garmin, e o soft da propria garmin.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir