sábado, 12 de abril de 2014

Carretera Austral 2014 - Puerto Bertrand até Rio Tranquilo

(16/1) Noite bem dormida, já que a cabana era bem confortável. Nos programamos para sair um pouco mais cedo. Claro que a definição de "cedo" aqui é diferente :-), e saímos por volta das 10h. Logo na saída já enfrentamos um subidão.

(preparativos para a partida)

Alguns quilômetros depois passamos por uma laguna muito bonita e que convidativa a um momento de contemplação. Mais um pouco de subidas e começamos a avistar o Lago General Carrera. Esse lago é tão grande que ele ocupa uma área dentro do Chile e outra na Argentina, onde é chamado de Lago Buenos Aires. Nesse ponto temos uma bifurcação na Carretera, pois é possível contornar o lago pelo lado "leste", passando por Chile Chico, ou pelo lado "oeste", continuando pela Ruta 7, e passando pelo nosso destino do dia "Rio Tranquilo".



Eu havia achado Puerto Bertrand bastante simpática e na hora não entendi porque não havia mais turismo por lá. Bom... olhando o General Carrera deu para entender.



Começamos a contornar o lago com um tempo meio esquisito. Nublado, as vezes com um pouquinho de chuva. A estrada fez uma espécie de "bico" se afastando do lado e depois retornando, e paramos na ponta desse bico para almoçar. O tempo melhorou um pouco quando voltamos para a estrada e encaramos o "chefe de fase" do dia, ou seja, mais subidas e algumas bem inclinadas. Nesse trecho passamos por outros cicloturistas, e alguns deles viajando com trailer em vez de bagageiro e alforge. Acho meio trambolho mas talvez seja uma opção melhor... um dia tenho que experimentar.



Como de praxe, no fim sempre tem uma supresa! A uns 4km da chegada o tempo mudou bastante, e pegamos um vento contra, frio e chuva! Ainda bem que faltava pouco. Chegamos em Rio Tranquilo e conseguimos uma cabana legal, novinha e com um preço bom: 30 mil pesos, para os 4. Tomamos um chá/capuccino para esquentar, colocamos as roupas para secar, banho, etc. No fim, foi um trecho bem mais tranquilo que o anterior, apesar do tempo não estar tão bom. Saímos para jantar e pedi um salmão (sempre boa pedida no Chile :-) ).


 (chegada em Rio Tranquilo!)
(carinha simpático)

Resumo do dia: 68km com 928m de subidas. Track aqui.

Um comentário: