sexta-feira, 18 de abril de 2014

Carretera Austral 2014 - Acampamento Selvagem até Villa Cerro Castillo

(19/01) Eu já deveria ter aprendido isso, mas acabo cometendo o mesmo erro: quando vou deitar o corpo ainda está um pouco quente por conta de todo o pedal durante o dia, e a noite a temperatura cai bastante, e o resultado acaba sendo passar frio de madrugada! Dessa vez foi pouco, mas teria ficado melhor com uma meia a mais (na verdade com um saco de dormir mais pesado... vai pra wish list). O amanhecer foi tranquilo, e fizemos o café e arrumamos as coisas no tempo regulamentar :-). Na saída eu resolvi fazer mais um ajustezinho no selim e acabei quebrando o parafuso do "colar"  do canote. Claro que o parafuso não era "padrão", mas conseguimos improvisar com um parafuso menor e uma porca e não perdemos muito tempo com isso.

 (levantando acampamento)
 (claro que não era nenhum destes! Mas conseguimos improvisar!)

O dia prometia ser de sol, então já me preparei para ir "descascando". Começamos o dia descendo e com uma terra batida muito boa, e ainda para ajudar um pouco de vento de cauda, claro que tudo isso não ia durar. Cruzamos um grande rio e como normalmente acontece depois disso, começamos a subir! O terreno piorou também, mas em compensação começamos a avistar a montanha conhecida com "Cerro Castillo". Ao contrário do famoso "Fitz Roy", que foi tímido e se mostrou muito pouco para nós, o Cerro Castillo foi bem "exibido". Muitas paradas para fotos e um descidão com um terreno cheio de pedras soltas que terminou na Villa Cerro Castillo.


Paramos em um restaurante para almoçar, embora já fosse umas 3 da tarde. Ficamos na dúvida entre seguir ou ficar. Mas se seguissemos teriamos que ou percorrer os 98km até Coyaque ou dormir no caminho. Acabamos optando por ficar, o que pra mim foi uma excelente escolha. O simples fato de ficar admirando a vista já valeria a pena, mas teve mais! Demoramos um pouquinho para achar hospedagem, mas encontramos e ficamos em uma hospedagem "domiciliar", ou seja, alguem que aluga alguns quartos da própria casa para os turistas. Apesar do quarto ser simples, a vista era fantástica. Coloquei uma cadeira próxima a janela e fiquei um bom tempo de bobeira só admirando.


 (Cerro Castillo - "Castelo" ao fundo)

 (vários ângulos :-)

(Chegada em Villa Cerro Castillo)

Mais tarde saímos para lanchar/jantar e conhecemos um senhor esloveno (de uns 60 e poucos anos) que estava percorrendo a Carretera de bike também, mas no sentido norte-sul. Vida interessante a dele: conhecia diversos países e já havia trabalhado com diversas coisas também. Ele nos contou que o seu pai havia trabalhado bastante e morrido aos 40 anos de idade, e que ele havia decidido que não queria isso para ele. Nos contou também que estava fazendo a viagem sozinho e sem barraca, então as vezes precisava percorrer trechos grandes para chegar em uma cidade. E por fim, que essa seria a última viagem de bike dele, e que ao chegar ao destino ia vender/doar a bike, e ia voltar para casa para curtir a namorada, o jardim e viver tranquilamente. Segundo ele a Carretera é a "Meca" ou "Everest" do cicloturismo. Fiquei ainda mais feliz pela oportunidade de poder estar fazendo essa viagem aos 40 anos e com os amigos!

 (vista do quarto!)
 (açougue!)
 (antes delas entrarem no pote com calda, elas são assim! E deliciosas :-) )
(mais um pouquinho de Cerro :-) )


Resumo do dia: apenas 52km com 365m de altimetria. Track aqui.

Um comentário:

  1. Show! Estou lendo o relato inteiro. Parabéns pela viagem, pelo texto e pelas chapas(como diria o Mildo)

    ResponderExcluir