(16/01) O último dia de viagem começou meio cedo. Tomamos café cedo porque partiriamos no barco das 8hr para Paranaguá. No embarque quase erramos de barco (entramos no barco para Pontal do Sul), mas percebemos a tempo e pegamos o barco certo.
Já em Paranaguá paramos em um posto de gasolina para comprar água e nos preparar para a subida da serra e seguimos. A saída de Paranaguá e meio conturbada, com trânsito forte de caminhões na zona portuária, mas apesar disso seguimos sem sustos. Talvez para compensar todos os outros dias de pedal lento, seguimos em um ritmo forte até a entrada de Morretes. O Pedro queria retornar cedo para casa e ia subir via 277 mesmo. O Rafael tinha planos de ficar em Morretes mas talvez retornasse para Curitiba se não tivesse vaga na pousada que ele queria ficar. E eu e o Zé iriamos retornar para Curitiba, mas subindo pela Estrada da Graciosa.
Fomos com o Rafael até a pousada e tinha vaga, então ele ficaria mesmo em Morretes. Consideramos a idéia de almoçar com ele antes de subir, mas ainda era meio cedo então eu e o Zé seguimos para Porto de Cima, onde fizemos um lanche. Enquanto estávamos lanchando o tempo virou e começou a chover. Esperamos mais um bocado e a chuva diminuiu bastante mas não parou então resolvemos seguir assim mesmo. Eu já havia subido a graciosa de mountain bike e de speed, mas carregado de alforge foi a primeira vez :-). Mas até que foi tranquilo. Gerenciamos bem o ritmo e aproveitamos o fato de não estar um sol forte na cabeça. Na verdade até estava um pouco frio lá no mirante.
Fomos até a Dom Pedro e percorremos ela até o contorno, e em vez de seguir por Quatro Barras, pegamos o contorno. Fizemos uma parada no SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário), o qual costumamos passar quando pedalamos de speed aos domingos, e para nossa grata surpresa haviam instalado uma nova máquina de café toda moderna. O café e chá de graça foram ótimos para dar uma animada depois de toda a altimetria e quilometragem que haviamos vencido.
Seguimos para Curitiba pela 277 e no viaduto da Rui Barbosa me despedi do Zé, pois ele iria para São José dos Pinhais. Os últimos quilometros foram de rotina mesmo, mas cheguei em casa bem e contente pelo pedal. Valeu pela viagem, camaradagem e piadas pessoal!
Resumo do dia: 129km com 1600m de altimetria. Track aqui.
Cerro da Lapa
Há 3 anos
Ótimo roteiro para brindar o início do ano. Tbém pretendo subir a Graciosa um dia.
ResponderExcluirAbc
Heil
Enfim, um pedal pra valer :D
ResponderExcluirPraticamente um iate essa barca.