sábado, 16 de fevereiro de 2013

Lagamar 2013 - Dia 2 - Cananéia - Ilha do Cardoso

(13/01) Acordamos cedo e esperamos um bocadinho até o pessoal da pousada organizar o café da manhã, algo em torno das 8h. O dia hoje seria bem tranquilo então não tinhamos muita pressa. Saímos da pousada e fomos para o cais, que ficava a meia quadra da pousada, e tivemos que esperar mais um pouquinho os barqueiros decidirem quem ia levar a gente. Decisões tomadas, foi só embarcar e curtir a viagem de voadeira até a Vila do Marujá na Ilha do Cardoso.



O passeio de barco é legal, pena que o tempo continuava cinza. Dica: leve pelo menos um corta-vento, senão corre o risco de passar frio. A Ilha do Cardoso tem um porção mais gordinha, seguida de um braço bem comprido e fino, e a Vila do Marujá fica próximo a junção dessas duas partes. Desembarcamos na vila, procuramos por informações turísticas, e decidimos que iriamos até a ponta da ilha (Pontal do Leste), onde iríamos pernoitar.




Como eu havia comentado, estávamos no lado "fino" da ilha, e apesar de termos desembarcado no lado da ilha voltado para o continente, atravessamos para o lado do oceano por um caminho de menos de 500m!



Seguimos pela praia até a ponta da ilha onde achamos uma pequena comunidade (uma meia duzia de casas). Nós haviámos nos informado antes sobre o que encontrariamos lá, e sabiámos que haveria um restaurante. Então fomos até ele e ficamos um bom tempo por lá. O lugar seria o ideal para acamparmos, mas perguntamos se poderíamos ficar por lá e rolou aquele jogo de empurra: tem que perguntar pra ciclano, e ciclano empurra para o líder da vila. No final não nos deixaram ficar por lá. Os campings da vila são os quintais das casas dos nativos, e acabamos ficando no quintal da primeira casa que haviámos visto quando chegamos. Não era exatamente um "camping", mas nos ofereceram um espaço plano, sombra e um banheiro. Ok... tá ótimo:-). Armamos acampamento, deixamos os alforges e voltamos para a frente do restaurante para mais um banho de mar.




Ao escurecer fizemos um jantar com o que haviámos comprado antes de sair de Cananéia: grão de bico de caixinha, legumes de caixinha e salsicha em conservas. E enquanto jantávamos, alimentávamos também os mosquitos. Sem muito o que fazer, fomos dormir cedo. Ah sim, sem energia elétrica no local, a não ser de geradores. Durante a noite choveu um bocado, mas nada para o qual não estivéssemos preparados.


Resumo do dia: míseros 14km e 9m de altimetria (mas acho que tá errado... deveria ser nada!). Track aqui.

3 comentários:

  1. Que passeio fantástico ! E curta bastante pois aqui , não da nem pra fazer os míseros 14 km. Primeiro vc tem que encontrar sua bike enterrada na neve ! rsrs sem contar com o gelo ,vento etc...Saudades Bons ventos pra vcs ops boas pedaladas !

    ResponderExcluir
  2. Eu e 4 amigos fizemos um roteiro bem parecido no final de dezembro. Pontal do Leste é um lugar muito legal, aquela curva que a praia faz quando chega ao canal é muito foda.

    ResponderExcluir
  3. Aliás, a ossada de baleia ainda estava por lá?

    ResponderExcluir