sábado, 2 de abril de 2011

Audax Florianópolis 2011

O Audax é uma prova ciclística não competitiva de longa distância cujo objetivo é percorrer uma determinada quilometragem dentro de um tempo limite. Como a prova é feita para o "asfalto" ela acaba acontecendo em beira de rodovias (leia-se: BR-alguma coisa). No entanto em Florianópolis é um pouco diferente, e o cenário ajuda, então o Audax organizado em Floripa tem se tornado bastante popular, além de ter uma distância mais "popular", ou seja "apenas" 200km. Esse ano tinha 340 inscritos! O primeiro Audax Floripa aconteceu em 2009, e de lá para cá participei de todos (2009,2010, e agora 2011).

Em 2009 eu tinha recém voltado a pedalar ou melhor tinha começado a pedalar de maneira mais séria, e foi dureza percorrer os 200km, mas acabou que eu e o Pedro (que tb estava estreando no Audax) fizemos a prova em algo por volta de 10h30m. Em 2010 fui fazer com um grupo de amigos, e como andamos juntos, o tempo subiu consideravelmente, umas 12h. Para 2011 eu estava mais "experiente", e afim de ver tudo o que a Kona conseguiria andar. Então tinha como meta fazer o trajeto abaixo das 10h.

A logística desse ano seria parecida: desceriamos pra Floripa no sábado e iriamos ficar em um albergue na trindade (próxima a linha de largada).  Por causa das chuvas a BR-376 estava problemática então descemos via Serra Dona Francisca. Por uma tremenda coincidência encontramos o Dutra e o Luquetta em uma padaria em Campo Alegre (São Bento do Sul), e nem era beira de estrada! Fizemos uma paradinha no mirante da Dona Francisca, e o Pedro aproveitou a oportunidade para descer de bike (droga... da próxima vez eu vou de carona e não de motorista :-) ). Chegamos a Floripa, demos uma passadinha na casa da minha mãe, e fomos cumprir o ritual almoço, hospedagem, congresso técnico.

(foto by Dutra)

Puts... eu sempre durmo mal antes do audax... mas tudo bem, acordamos as 4:30h, preparamos as coisas e as 5:30h estávamos prontos na linha de partida. Pudemos ver o dia clarear na linha de partida.

(foto by Dutra)

A largada é no estilo carro-madrinha. Seguimos pela beira-mar e cruzamos a ponte seguindo o carro, e dai sim cada um pode andar no seu ritmo. O primeiro trecho eu fiz bem forte, e andei junto com o primeiro pelotão. Média de 32km/h. A primeira subida forte, dentro da base aérea mostrou que com a relação mais speed do que mtb da Kona eu teria duas opções: subir pedalando EM pé, ou A pé :-) (primeira opção nesse caso). Consegui ficar pouco tempo no primeiro PC, e parti logo.

No segundo trecho pegamos um trecho com vento contra, o que junto com o desgaste fez a média diminuir um bocado (média de 25km/h).  Mais uma pedalada em pé para vencer a subida da praia mole e chegar no segundo PC. Como era hora do almoço, eu tinha me programado para demorar um pouco mais neste. Comi melhor e parti para o terceiro trecho, que costuma ser o mais dificil, pois vc já está cansado e ainda falta mais 100km.

Pedalei praticamente sozinho em boa parte do terceiro trecho mas no fim dele fui batendo papo com um ciclista "destaque" (o pessoal da organização costuma convidar/destacar ciclistas experientes), o Isac que  havia completado uma prova de 1001 milhas na itália (1650km!). Muito gente boa, ele tava pedalando uma fixa! Fomos falando de cicloturismo e os últimos 10km até o PC-3 foram tranquilos, apesar da lombar e dos pulsos estarem me matando. Média de 25km/h.

(foto by "amigo desconhecido")

Dei uma boa descansada no PC-3, alonguei para aliviar a lombar, e como eu estava dentro do tempo previsto, me preparei para fazer o último trecho bem tranquilo. Parti para o último trecho e passei pelo Pedro que estava indo em direção ao PC-3 (esse PC tem supresinha... vc passa na frente dele, mas precisa andar ainda mais uns 8km para poder parar nele!). Fiz o último trecho sozinho. Nesse trecho tem uma subida pesada que me obrigou a usar a opção 2 :-(. Fiz tb uma parada num posto para repor o potássio (leia-se: coca-cola :-) ).  Dessa vez o último trecho foi o pior... mas ainda assim fechei ele com média de 22km/h. Pensa que acabou? não... descansei e esperei o pessoal chegar, e daí fomos para a casa da minha mãe que tinha preparado um merecido e delicioso jantar! Mas infelizmente o dever me aguardava, então ainda encarei os 300km de carro até curitiba ainda no domingo a noite!

(eu e o Isac na linha de chegada)


Alguns números:
Média de velocidade: 25.7km/h
Tempo de pedal: 7h45m
Tempo Total: 9h34m
Problemas mecânicos: 0 (nem pneu furado!)

2 comentários:

  1. PARABÉNS pelo brevet... Eu sou fã dos Audax (e os relatos que eles proporcionam)... Há sempre um mix de desgaste, superação, emoção e amizade muito forte nessas provas... Infelizmente aqui em PE (e no NE em geral) não tem Audax'es e isso me deixa longe de também fazer um relato desses... Denovo, parabéns pelo brevet!!!

    ResponderExcluir