sábado, 3 de agosto de 2013

Ponte dos Arcos

A Ponte dos Arcos, localizada na região entre Balsa Nova e Palmeiras foi o destino de um dos primeiros roteiros mais pesados que eu fiz com os amigos. Naquela época estavamos todos voltando/iniciando a pedalar e chegar na colônia Witmarsum foi uma verdadeira aventura :-). O Leandro havia sugerido um pedal para lá para o final de semana, e eu apoiei a idéia! Iríamos em mais ciclistas, mas no fim fomos só eu e ele.

Acabou que o roteiro ficou muito parecido com o que eu havia feito anos atrás. Nos encontramos na Havan do Baragui e seguimos pela 277 até Campo Largo. Paramos na Jusita para um café da manhã e seguimos cortando pelo centro de Campo Largo até chegar a estrada do Bugre. Seguimos por ela por mais um bom tempo e de lá pegamos estradas de chão até a subida da serra. Eu havia subido por esse caminho apenas duas vezes: no passeio original para a Ponte dos Arcos e na 4a etapa do Metropolitano de MTB. No strava ela está identificada como Serrinha - Bugre, e de "serrinha" é um nome meio enganoso... definitivamente é curta, mas o que tem de curta tem de inclinada!








Vencido o primeiro chefe de fase do dia, seguimos até a ponte dos arcos, com direito a uma paradinha no Rio das Mortes para um lanche. Chegamos a ponte dos arcos por volta das 13h. Atravessar a ponte é um momento de tensão! Já houveram mortes por lá, e uns amigos já tomaram um corridão do trem! Da primeira vez que eu atravessei, havia um trem parado e eu perguntei para o maquinista sobre o melhor momento de atravessar a ponte. Dessa vez não havia trem, então o lance foi dar uma de chefe apache, ouvir a sinalização sonora, ouvir o trilho e passar o mais rápido possível :-). Atravessamos sem problemas, mas quando já estávamos no mirante do outro lado, começamos a ouvir o trem, ou seja, uns 10 minutos antes e estaríamos na ponte! Daria tempo para ter saído de lá sem problema, porque do tempo que começamos a ouvir o trem até ele efetivamente passar seria o suficiente para atravessar, mas teria sido tenso mesmo assim! O legal é que acabamos ficando numa posição legal para tirar umas fotos.









Da ponte até a estrada dá uns 10 kms passando por umas fazendas. É um trechinho que pega um pouco depois do tanto que já havíamos pedalado, então diminuímos um pouco o ritmo. Chegamos no aslfato e seguimos para a colônia Witmarsum onde a Gleyce nos aguardava. Tomamos um café colonial e retornamos de carro para casa. Ah sim, ao sair da colônia encontramos o Fabricio (Dyck) em um ponto de ônibus! Se deu bem... ganhou carona para Curitiba :-).

Resumo do dia: 93km, e uns 2300m de altimetria. Track aqui.  

4 comentários:

  1. Esse pedal foi muito bom. Valeu :-)

    Leandro

    ResponderExcluir
  2. Merda! Eu tive meu alvará caçado em cima da hora!!

    ResponderExcluir
  3. Merda! Eu tive meu alvará caçado em cima da hora!! (2)

    ResponderExcluir
  4. Um dos visuais mais bonitos da região, ainda mais com um dia SHOW igual esse que vcs pegaram...

    ResponderExcluir