sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Serras do Sul - dia11 - São José dos Ausentes / Cambará do Sul

(25/09)  O trecho de hoje seria mais "fácil", mas como sempre tem um imprevisto, não foi tão "fácil" assim. Primeiro o dia amanheceu com uma neblina bem forte, e para completar saímos meio "perdidos" até encontrar o rumo certo para Cambará. O mapa no GPS não condizia muito com o que estávamos vendo pois começaram a fazer uma estrada nova uns 50m pro lado da estrada antiga. Mas após um "é pra cá, não é pra lá", achamos o caminho. A essa altura a neblina começou a dissipar, mas em vez de aparecer um sol, ficou um nublado esquisito.

(o hotel em construção)

Passamos pelo "Vale das Trutas", e chegamos a um posto fiscal próximo na divisa de RS e SC, mas continuamos no RS. No posto fiscal apareceram dois cachorros e eles resolveram nos acompanhar! O tempo que não estava lá essas coisas, piorou, então paramos para vestir a roupa de chuva. Pouco tempo depois a chuva começou a engrossar e e acabamos parando num hotel fazenda e pedimos para aguardar a chuva passar no galpão da fazenda! Ficamos uns 40 minutos por lá conversando com o pessoal da fazenda até que a chuva parou e seguimos viagem. Antes de sairmos o pessoal da fazenda enxotou os cachorros, que ainda nos seguiam!



A estrada tinha muitas pedras soltas, então seguimos num ritmo mais devagar. A uns 10km  de Cambará do Sul paramos em uma lanchonete em frente a uma fábrica de celulose, e foi triste saber que a fábrica estava falida e que isso poderia desestabilizar toda a economia da região. Saímos da lanchonete e encaramos uma forte subida, e em obras, mas logo em seguida fomos recompensados por um bom asfalto. A dificuldade final foi o frio e o vento contra. Em algumas descidas o ar gelado entrava pelo capacete e gelava a testa! Mas chegamos bem em Cambará. Passamos na "Casa do Turista" para pegar algumas informações e fomos atrás de uma pousada. Acabamos optando por um pouco mais de conforto e pegamos uma pousada com calefação! Mais tarde, já a noite, fomos jantar no restaurante Casarão (massas, polenta, sopa de capelete, saladas. Muito bom!). Uma dica pra quem vai pra esses lados: há pouca disponibilidade de caixa eletrônica e máquininhas de cartão então é bom ter um $$ em espécie, além disso celular da Tim não funciona.





Como o tempo estava feio, acabamos tirando poucas fotos :-(.

Resumo do dia: 57km e 980m de altimetria. Track aqui.

Um comentário:

  1. Apesar de já nos conhecermos de alguns pedais de 1 dia com a turma do Odois, para mim foi extremamente agradável em poder vivenciar estes 4 dias por estes belos locais que passamos.
    Obrigado pela paciência e atenção. Um forte abraço. Heil

    ResponderExcluir