domingo, 3 de junho de 2012

Trollando!

Desde o ano passado eu venho trabalhando num projeto de montar a minha "dream bike" de ciclotour.  Algo que aguente fazer uma Carretera Austral sem me dar preocupações com quebras, e que tenha uma boa capacidade de carga para topar um cicloturismo "autônomo" (camping selvagem se for necessário). Eu já conhecia a marca Surly, e sabia que ela era uma boa opção para esse projeto, em particular me interessava o quadro "Troll", pois ele tinha tudo o que eu queria: suporte para freios a disco, garfo rígido com furação para bagageiro, gancheira horizontal, pneus 26, e uma geometria de MTB. No finalzinho do ano passado consegui comprá-lo, mas tive que deixá-lo dormindo por um bom tempo enquanto matutava um jeito de conseguir a outra peça chave para o meu projeto.

Eis que surge uma oportunidade via mercado livre mesmo e eu consegui adquirir o tão sonhado "Rohloff". Pra quem não conhece, é um cubo com 14 marchas internas, de baixissima manutenção e feito para aguentar pancada. Vários cicloturistas o utilizam e a fábrica garante que ele vai aguentar pelo menos 60 mil quilômetros, mas não raro encontra-se relatos de cubos com 100 mil!

Mesmo com o cubo já tendo chegado ainda precisei esperar mais uns 3 ou 4 meses enquanto eu encomendava as outras peças: freios hidraulicos SLX, aros, cubo dianteiro, pedivela SLX, selim brooks, etc. Uma coisa chata do Rohloff é que ele utiliza um rotor de freio que não é padrão de mercado, não é centerlock, nem 6 furos, mas sim 4 furos! E a espera dessa peça custou uns 2 meses!

Finalmente no mês passado a Troll saiu da caixa! Ainda não está totalmente finalizada, mas já está andando!


 (detalhe do esticador de corrente/abridor de garrafa surly tuggnut)


Ainda faltam alguns ajustes e acessórios, mas fiquei bem satisfeito com o setup. A bike é agil e confortável. O Rohloff requer uma certa adaptação porque 1) ele usa gripshift, e 2) precisa dar uma aliviadinha bem rápida no pedal na hora de trocar as marchas. Quanto mais força vc estiver fazendo nos pedais (subida por exemplo), mas o cambio fica duro, então é como tentar trocar a marcha de um carro sem um usar a embreagem! Fora isso, o sistema é muito legal. Eu estou usando um conjunto de coroa/pinhão que deixa a relação mais pro lado leve, então deve facilitar as subidonas carregado com alforges. Agora é terminar de equipá-la e começar a planejar as viagems :-).

7 comentários:

  1. Também quero montar uma bike "séria" de viagem. Mas minha maior preocupação são os bagageiros. O que você vai colocar, Christian?

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    1. Até agora eu tenho usado o Topeak Super Tourist DX. É um bagageiro bem bolado e nunca me deixou na mão, no entanto acho que eu ainda nâo abusei dele de verdade. Uma opção muito usada lá fora são os bagageiros de aço da Tubus (http://www.tubus.com/product.php?xn=11).

      Eu tenho amigos que utilizam com sucesso aqueles bagageiros de ferro de vinte reais, o problema com essa opção é que esses bagageiros não foram feitos pensando nos sistemas de engate rápido dos alforges.

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  2. Ótimo! Aguardamos ansiosamente a análise dos primeiros 1.000km!

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  3. Vamos fazer os três mata burros, você carregado claro!, e assim temos uma análise in loco da máquina.
    O preciso saber o processo de importação do quandro, os vendedores que eu consultei não enviam para o Brasil.

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    1. importei da smartbikeparts. Escreva para o Eric. Esse quadro é o segundo que eu importei deles e não tive problemas!

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  4. No 6. A 7 vai ser uma speed de verdade (o monstrinho não é exatamente uma speed). :-)

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