quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Expedição El Calafate - Ushuaia - A véspera

Já fazia algum tempo desde o último cicloturismo mais longo (Estrada Real), e estava na hora de aumentar um pouco o desafio, então quando eu soube que uns amigos estavam cogitando um pedalzão pelo Chile tratei logo de me juntar ao grupo. Acabou que fechamos um grupo de 6 pessoas e após algumas rodadas de negociações conseguimos entrar em um acordo a respeito das datas (7 a 22 de janeiro de 2012) e dos locais de começo e fim. Os aventureiros seriam eu, DanielMildoRafael, e o . Infelizmente o outro Rafael teve que cancelar a participação :-(.

Como o Rafael já havia feito boa parte do Chile em outras oportunidades, e havia terminado a última viagem em El Calafate, ele sugeriu que fizéssemos o trecho El Calafate - Ushuaia. A príncipio o roteiro começaria no Ushuaia e terminaria em El Calafate, mas um pouco de pesquisa na Internet (Wind Alert) mostrou que seria mais vantagem fazer o contrário, assim ficariámos mais tempo a favor do vento do que contra (bobeira? espere só para ver os ventos patagônicos!). Então com ajuda do projeto mapear traçamos um roteiro com El Calafate, Puerto Natales (Torres Del Paine), Punta Arenas e Ushuaia, totalizando uns 10 dias de pedal, mais alguns dias para visitação a esses locais, e um total de 1000kms.

Com o roteiro e a data definida começamos os preparativos: passagens de avião, aquisição de equipamentos (eu não tinha barraca nem saco de dormir!), revisão e "empacotamento" das bikes! Apesar de nos programarmos para ficar em hosterias/hostels/hotéis, alguns percursos eram longos e havia a probabilidade de ter que dormir no "meio do nada", por isso seria importante as barracas e sacos de dormir.

(bike embalada para viagem)

Por falar em véspera, eu, o Zé e o Mildo, tivemos uma senhora surpresa horas antes de embarcarmos! Nós haviámos comprado passagens de Curitiba para El Calafate pela LAN e nosso vôo teria três trechos: Curitiba - Guarulhos, Guarulhos - Buenos Aires, e Buenos Aires - El Calafate. As 10 da noite do dia 6 (embarcaríamos as 6h da manhã de sábado, dia 7), recebemos uma ligação da LAN avisando que o vôo para El Calafate foi adiantado em duas horas e que só teriámos uma hora para fazer a conexão, o que poderia não ser tempo insuficiente para tal!!! A LAN nos ofereceu muito "gentilmente" a devolução do dinheiro!!!! Parece brincadeira, mas não era! A outra opção era tentar correr e fazer a conexão em uma hora mesmo (opção escolhida obviamente!). Pronto... lá se foi a minha noite de sono! Não consegui dormir! Aproveitei a falta de sono para fazer o plano B, C, D e Z! O desfecho segue no próximo post! :-)

9 comentários:

  1. Lyra seu autor de novela, quando chega a hora do desfecho: aguarde até o próximo post! Que massa, expedição com adrenalina antes mesmo de embarcar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... mas repare que eu publiquei a continuação logo em seguida! pior seria fazer isso na sexta e publicar a continuação na segunda (ou em 15 dias) :-).

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Lyra, estava pesquisando uma cicloviagem na patagonia qdo me deparei com seu blog e achei massa. Voce poderia passar maiores detalhes da sua viagem, estrutura durante a viagem, as cidades eram distantes? qtos km foram por dia, estrada soh de terra (de preferencia), qual o total da kimoletragem? se puder me add no face fique a vontade, essa viagem pretendo fazer no ano que vem... e portanto estou começando planeja-lá para sair tudo certo...Fico por aqui e agradeço pelas informações ja de antemão...
    Alex
    Face: alma lavada

    ResponderExcluir
  6. Oi Alex,

    Vc já leu o resto dos relatos? No final de cada um deles tem um "resumo do dia" onde eu falo da quilometragem e um link para o track de GPS, o que é legal porque dai vc tem a altimetria tb!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Christian, me chamo Marta Bacury, parabéns pela riqueza de detalhes da sua expedição. Seria possível um contato por seu email?

    ResponderExcluir