quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Expedição El Calafate - Ushuaia - A ida

Noite sem dormir... Fomos bem cedo para o aeroporto e tivemos que esperar o guichê da TAM abrir. O pessoal da TAM foi bem atencioso, levaram as bikes de carrinho em vez de empurrá-las na esteira, e o atendende tentou resolver o nosso problema de conexão, mas como só a LAN poderia fazer isso, teríamos que ir até SP. O atendente confirmou que precisariámos de 1h30m para fazer a conexão, ou seja teriámos mesmo que arriscar.
Chegando em SP, corremos no balcão da LAN e a atendente lá disse que daria sim tempo para fazer a conexão (vai entender!). Pedimos então para que enviassem uma mensagem para o pessoal da LAN em Buenos Aires, e para que nos colocassem na frente do avião para que pudéssemos desembarcar mais rapidamente. A atendente nos disse também que esse vôo para BA saia no horário e as vezes até adiantando. Que bom que ela tinha razão... de fato o vôo chegou lá vinte minutos mais cedo. Foi meio corrido, mas conseguimos fazer a entrada na Argentina, retirar as bagagens (sim... vc sai de um vôo internacional para um nacional, então tem que retirar as bagagens e despachar de novo!), e fazer o embarque no vôo para El Calafate. Novamente um momento de tensão: enviaram nossas bikes pela esteira de bagagens. Uma das bikes ficou presa na entrada de cargas e o senhorzinho que cuidava da esteira pegou um cabo de vassoura e foi empurrar a bike com ele!!
O vôo para El Calafate foi meio sofrido, pois foi longo e com o avião lotado, mas chegamos bem e junto com as bikes/bagagens! Montamos as bikes do lado de fora do aeroporto já experimentando o ventinho que nos aguardava! Apesar do transporte "delicado" as baixas foram bem poucas: um pneu furado, um bagageiro ligeiramente empenado, um garfo também um pouco empenado, e uma campainha totalmente empenada (essa foi pro lixo).
Com a mudança no horário do vôo, o Daniel que deveria chegar antes da gente, chegaria depois, então ficamos por lá esperando por ele. Quando ele chegou, tivemos mais uma surpresa! A bike dele ficou em Buenos Aires, pois a atendente disse que bike/bagagem seguiria direto e que ele não precisaria retirar e despachar novamente, o que não aconteceu! A bike dele deve ter ficado rodando lá na esteira em Buenos Aires! Mas a companhia disse que se encarregaria de entregar a bike no hotel em El Calafate. Então acabou que o Daniel seguiu de busão e Eu, Mildo e Zé pedalamos os 20km até o centro da cidade. O vento deu uma pequena amostra do que nos esperava, e considerando o que enfrentamos depois, foi apenas uma "brisa".




Chegando na cidade, fomos procurar um hotel, e acabamos nos dando de presente um hotelzinho melhor como recompensa por todo o estresse da viagem :-). Mais tarde saímos para jantar e procurar as agências de turismo locais pois queríamos fazer o "mini-treking" (uma caminhada sobre o gelo) no Glaciar Perito Moreno, mas infelizmente já era tarde demais e as agências já estavam fechadas. Até pensamos em acordar cedo no dia seguinte e tentar conseguir a agência pela manhã, mas o pessoal do hotel nos informou que não seria possível. Fica aí a dica: os passeios sempre são agendados no dia anterior! Bom...ainda assim iríamos visitar o Glaciar, só não conseguiríamos andar em cima dele :-(.

7 comentários:

  1. Legal o relato Lyra!

    Quero ler todos nesta viagem de sonho!

    Abraços!
    Rodrigo Stulzer
    transpirando.com

    ResponderExcluir
  2. 100% [+1] =)

    Magavilha de pedal, esses assim são de lavar a alma
    (e isso que aqui só tem 10% da viagem, hehe)...
    ...apesar do revoltante descuido dos caras com bagagem!

    Hábraços!

    ResponderExcluir
  3. As fotos ficaram bem legais, aguardando os próximos capítulos.

    ResponderExcluir
  4. avião realmente consegue ser bem estressante... quando estive na região fomos com Aerolineas Argentinas e no trecho BUENOS AIRES X Ushuaia ficamos com os pés ensopados devido a um vazamento de água da cozinha do avião para a area dos passageiros alokos... MELHOR AGUA DO QUE COMBUSTÍVEL.

    o aeroporto de EL CALAFATE foi o que mais marcou nossa viagem... estava lotado e só havia gente com "cara de aventureiro" nas filas de check in... gente com mochilas cargueira, bastões de caminha, cordas de alpinismo, bicicletas e até um sujeito despachando uma SELA DE MONTARIA...

    JOPZ

    ResponderExcluir
  5. Lyra, você não comentou sobre o peso. Tiveram algum problema com excesso de bagagem? Lembra quanto deu bike + tralhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tive problemas. O Rafael pagou excesso de bagagem na volta, via gol. A regra para viagens na América Latinha é que vc tem direito a 23kg de bagagem em no máximo 2 volumes. Minha bike+bagagem tava dando algo bem perto disso (um pouco mais na verdade, mas deixaram passar). Um dos alforges eu levei como bagagem de mão, o que ajudou a bagagem despachada ficar no limite. ah sim... existe limite nas dimensões de cada volume, mas a bike entra como bagagem especial. Vale a pena dar uma olhada no site da empresa e ver o que eles falam. Existem pequenas diferenças entre elas.

      Viagens para o resto do mundo tem limites de peso maiores.

      Excluir
    2. São uns figurinhas esses caras de cia aérea. Peru, Buenos Aires etc tem condições especiais. Europa/Eua 2x 32kg. Agora outros destinos é considerada franquia de vôo doméstico (o que vocês fizeram por exemplo).

      Excluir