segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Expedição El Calafate - Ushuaia - De Cerro Castillo a Puerto Natales (3o pedal)

Que bom foi dormir sem o barulho do gerador e do vento :-). Acordamos sem muita pressa pois o trecho do dia seria curto, mas a temperatura havia caído desde o dia anterior! Deixamos a pousada, passamos no El Ovejero para comprar os suprimentos para o dia, e começamos o pedal já encarando um bocado de vento. Percorremos apenas alguns poucos kms e paramos em um ponto de ônibus (que é uma casinha que te protege do vento) para reforçar o vestuário, pois estava bem frio. Logo em seguida encaramos uma subida um pouco ingreme mas curta e a estrada entra num vale, com um relevo suave e protegido do vento! E bastante bonito também. Foi muito bom deixar as paisagens áridas para trás e curtir um pouco de verde. No caminho paramos em uma pousada/restaurante para tomar um chá e nos aquecer.


(Foto: Daniel Czaikowski)

Foi um pedal tranquilo e até diria agradável, se não fosse o frio (suportável no entanto). Além da beleza natural do lugar, surprendeu um terreno com arames farpados e placas de perigo avisando que se tratava de um campo minado! Na época do Pinhochet, Chile e Argentina quase chegaram a uma guerra, e o Chile criou alguns campos minados próximos as fronteiras com a Argentina.


 (A viagem pode causar estranhos efeitos colaterais, como por exemplo, sentar a beira de um lago para discutir a relação com a sua touquinha de pinguim! Foto: Rafael Gassner)



Chegamos em Puerto Natales relativamente cedo e não tivemos problemas para encontrar um hostel/pousada. Seguindo dicas dos locais, saímos para almoçar no restaurante recomendado, e usamos o resto da tarde livre para rodar pela cidade e fazer algumas compras. Teve uma galera animada com a loja da North Face e preços melhores do que no Brasil :-).



(O grande é conhecido como Milodon, e era uma preguiça gigante pré-histórica!)

A noite o resto do grupo ainda saiu para experimentar um prato com centolla (o carangueijo gigante, típico da região). Eu estava afim de sossego e não estava com fome, então acabei ficando pela pousada mesmo. No dia seguinte iriámos caminhar em Torres Del Paine, e fechamos com uma van da própria pousada.

Total do dia: 60.5km. Track aqui.

2 comentários:

  1. Fantastica a imagem dos cavalos no campo.

    E CAMPO MINADO é prakabar, alokos!

    JOpz

    ResponderExcluir
  2. dia filé, segundo pedal mais tesão da viagem, vento ajudando e visual muito massa!

    ResponderExcluir